quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SECRETÁRIA DE ESTADO DE GESTÃO HOSPITALAR PEDE MAIS RESPONSABILIDADE ÀS PARTEIRAS

A secretaria de estado da gestão hospitalar exortou esta quinta-feira as parteiras que a responsabilidade deve ser o factor chave no desempenho das suas funções.
Maria Inácia Có Sanha falava durante o seminário de um dia sobre disseminação das normas de confederação internacional das parteiras, tendo sublinhado que “ a profissão da parteira é impar e sensível para a vida humana e a responsabilidade deve ser o factor chave no desempenho da profissão”.
Por outro lado, disse que “ não quero aqui dizer que as queixas que se ouve por aí quando as mães dizem que sofrem durante o processo de parto por parte das parteiras (desde palavras ásperas, desprezos entre outros) ”, sublinhou.  
A governante afirmou por outro lado que o seminário vai actualizar as parteiras nacionais sobre as normas que definem os serviços de parteiras fornecendo orientações para o desenvolvimento de regulamentação para o exercício da profissão de parteiras.
Entretanto, a representante residente do FNUAP no país Kourtoum Nacro sublinhou que a Guiné-Bissau apresenta uma taxa de mortalidade materna de 900 mortos por cada 100 mil nados vivos, uma realidade que segundo ela, que queremos mudar pois sabemos que a maioria destas mortes pode ser evitada e que as parteiras têm um papel crucial e universalmente reconhecido na redução da mortalidade materna e neonatal”, diz.
De referir que o seminário é destinado a 60 parteiras vindas de diferentes regiões do país.
Por: Nautaran Marcos Có com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário