quarta-feira, 19 de outubro de 2016

SOCIEDADE CIVIL NA GUINÉ-BISSAU, GARANTE QUE NÃO FOI DETERMINADO QUEM SERÁ NOVO PRIMEIRO-MINISTRO EM CONACRI

O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil afirmou esta quarta-feira que não foi determinado em Conacri quem será o novo primeiro-ministro entre as três figuras apresentadas.
Jorge Gomes que falava numa conferência de imprensa disse igualmente que ficou acordado que o mediador vai tentar convencer o presidente da república para nomear uma figura de PAIGC. “Ouvimos que foi escolhido nome de uma figura de consenso para a nomeação do cargo do primeiro-ministro. Não foi o caso, o que foi dito na reunião, é que o mediador vai tentar convencer o presidente da Republica para que seja uma figura do PAIGC para acalmar os ânimos, mas na verdade não foi anunciado quem será”, diz.
Sobre o não cumprimento do acordo de Conacri, Jorge Gomes deixou a possibilidade de mobilizar a sociedade para saírem a rua, tendo adiantado que “vamos utilizar meios mais pacífico existente, mas também podemos mobilizar a sociedade à sair a rua porque temos sido pacífico em deixar os políticos a fazer o que bem entender”, concluiu.
No tocante a integração da sociedade civil no futuro governo, Silvina da Silva explicou que a organização não pode garantir que não vão entrar no próximo governo e justificou que “ a sociedade civil é o conjunto de organizações e as pessoas individuais, portanto nós que representamos a sociedade civil no encontro de Conacri, não podemos garantir que a organização não vai entrar”, sublinhou.
Entretanto, exigem as partes signatárias do acordo no sentido de o cumprirem na íntegra porque é extemporâneo qualquer que seja a interpelação ao acordo pelas partes assinantes.
Por: Nautaran Marcos Có com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário