segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PRESIDENTE DO PAIGC DIZ QUE ACEITARAM A PROPOSTA DE UM PRIMEIRO-MINISTRO MEMBRO DO PARTIDO

O presidente do PAIGC anunciou esta segunda-feira que o novo primeiro-ministro já foi escolhido restando apenas o anúncio pelo presidente da república como ficou acordado em Conacri.
Domingos Simões Pereira disse que na proposta apresentada no encontro de Conacri figura três nomes entre as quais de um dirigente do PAIGC com o qual concordaram, alegando que deixaram cair sua proposta inicial em que insistiram que o próximo primeiro-ministro deve ser um vice-presidente do PAIGC como partido vencedor das últimas eleições legislativas, “ isto na impossibilidade do presidente do partido”.
“ A proposta que aceitamos é do militante e dirigente do PAIGC que figura naquela lista e que já está escolhido, restando agora o presidente da República anunciar a nação o nome escolhido”, diz.
Entretanto, Florentino Mendes Pereira secretário nacional do PRS sublinhou que o chefe do executivo a escolher deve ser da confiança do presidente da república, tendo adiantado que “ o militante do PAIGC que figura na lista não é do consenso”.
No entanto, referindo a reintegração dos 15 no partido, Domingos Simões Pereira afirmou que estão com espirito de reconciliação, portanto tudo depende dos dissidentes. “ Todos os representantes da Comunidade internacional no encontro manifestaram o interesse em ver a família do PAIGC reunida de novo, mas mostramos que no partido, o crime deixou de compensar”, para depois lembrar que “ primeiro vão formar o governo e para isso a bancada parlamentar do PAIGC tem que ser reconstituído, alias é uma oportunidade para os 15 regressarem ao partido porque o estatuto do mesmo não é negociável”, concluiu.  
De referir que o ultimo ponto do acordo de Conacri cingiu fortemente na reintegração dos 15 sem condicionalismo, mas entretanto, devem obedecer o estatuto e demais leis do partido.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba 

Sem comentários:

Enviar um comentário