sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PADRE DOMINGOS DA FONSECA “TRISTE” COM DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE CIVIL


O presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional para Reconciliação Nacional considera de triste a declaração do presidente do Movimento Nacional de Sociedade Civil guineense que disse, na quarta-feira, que não foi determinado, em Conacri, o nome de o novo primeiro-ministro

Padre Domingos da Fonseca, que igualmente foi o representante dos Bispos da Guiné-Bissau na mesa redonda de Conacri para a mediação da crise guineense, que falava esta quinta-feira, em exclusivo à Rádio Sol Mansi, disse ainda que durante a reunião de Conacri as partes saíram com uma “indicação concreta” de quem será o novo primeiro-ministro.

Padre Domingos da Fonseca remete a responsabilidade ao Presidente da República para o anúncio ao público de a figura escolhida.

“Quando escutei as palavras do líder do Movimento da Sociedade Civil fiquei muito triste. Continuamos a criar confusões na cabeça do povo e isto não é bonito. Nós, os líderes religiosos e a sociedade civil, somos os últimos a serem recebidos pelos mediadores e o que nos disseram foi que já tiveram candidatos ao cargo do primeiro-ministro, mas não serão eles a anunciar os nomes”, Explica.

“Não nos disseram que foi mandado os três nomes onde um será escolhido. Não nos foi dito isso. Saímos da Guiné Conacri com a garantia de que já foi escolhido um nome para liderar o próximo governo”, reafirma.

Na quarta-feira (19), o presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil afirmou, durante uma conferência de imprensa, que “não foi determinado em Conacri quem será o novo primeiro-ministro entre as três figuras propostas”.

Jorge Gomes disse igualmente que ficou acordado que o mediador vai tentar convencer o presidente da república para nomear uma figura de PAIGC “para acalmar os ânimos”.

A expectativa continua em relação ao anúncio de um novo Primeiro- ministro. Esta quinta-feira, o presidente da república disse que vai começar a auscultar as partes, na próxima semana. Segundo ele a escolha de um novo primeiro-ministro vai depender de todas as partes implicadas.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário