quinta-feira, 6 de outubro de 2016

GUINÉ-BISSAU VELARÁ POR EX-CHEFE MILITAR CONDENADO NOS EUA, COMO POR TODOS - PRIMEIRO-MINISTRO



O governo da Guiné-Bissau velará pelo antigo chefe militar, Bubo Na Tchuto, condenado à prisão nos Estados Unidos, tal como faz com todos os cidadãos, garantiu o primeiro-ministro guineense, Baciro Djá.

Na Tchuto foi condenado por tráfico de droga internacional na terça-feira, mas deve ser extraditado para Bissau em janeiro.

"Bubo Na Tchuto é um Combatente da Liberdade da Pátria", título atribuído a quem lutou pela independência do país, e "o governo tem a responsabilidade de velar por todos os seus cidadãos", referiu o primeiro-ministro guineense numa declaração aos jornalistas na quarta-feira.

"Tenho a certeza absoluta que este Combatente da Liberdade da Pátria retornará ao país, mais tarde ou mais cedo", acrescentou.

A extradição deverá ocorrer nos primeiros meses de 2017, depois de Na Tchuto cumprir o que falta da pena, porque se encontra detido desde abril de 2013 nos Estados Unidos e só na terça-feira foi condenado por um tribunal de Nova Iorque a quatro anos de prisão.

Bubo Na Tchuto foi capturado em 2013, ao largo de Cabo Verde, por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana e confessou os crimes no ano seguinte, bem como outros três homens que foram detidos com o guineense.

Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

Lusa com Conosaba


Sem comentários:

Enviar um comentário