quinta-feira, 5 de maio de 2016

«PESCAS» GOVERNO GUINEENSE PRETENDE CRIAR ALDEIA DE PESCADORES

Bissau,05 Mai 16(ANG) - O Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima anunciou quarta-feira em Buba a intenção do seu pelouro de criar uma “Aldeia de Pescas”, em diferentes pontos do pais.

IIdefonso Barros falava na cerimónia de entrega de matérias de pescas aos pescados do Rio Grande de Buba, no quadro do projecto Rias do Sul, financiado pela UEMOA.

"Temos zonas do país onde os pescadores são aglomerados. Por exemplo, existem zonas com cerca de 50 e noutras com 10 pescadores. Para o governo é difícil fazer controlo dos pescadores quando eles estão dispersos", disse o governante.

Segundo Barros, para o executivo ter melhor controlo dos homens do mar e para que possam fazer melhor gestão das suas actividades e dos recursos, é necessário lhes ajudar a organizarem-se em Cooperativas ou Aldeias de Pescas para que sintam implicados na gestão dos recursos piscatórios.

O Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima enalteceu o desempenho do Projecto Rias do Sul , razão pela qual já esta na forja os preparativos para o lançamento da segunda fase do projecto.

"O governo e a UEMOA estão a estudar os mecanismo para avançar para a segunda fase do projecto, porque precisamos consolidar todos os ganhos obtidos na primeira fase e avançar para outros rios do país e outras comunidades", explicou.

O acto contou com a presença do Comissário da União Económica Oeste Africana(UEMOA) encarregue do Desenvolvimento, Segurança Alimentar, Agricultura, Minas e Desenvolvimento, o guineense Ibrahima Djémé.

ANG/ÂC/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário