quinta-feira, 19 de maio de 2016

«RESTAURAÇÃO» INAUGURADO HOJE EM BISSAU NOVO CENTRO DE FORMAÇÃO EM CULINÁRIA - "OPIDJÉ"


Bissau, 19 Mai 16 (ANG) - O novo Centro de Formação em Culinária denominado “Opidjé” foi inaugurado hoje em Bissau, tendo os promotores justificado que o mesmo visa reduzir o défice que se verifica no domínio de artes de cozinhar no país.

Na sua intervenção no acto, a Directora do ”OPIDJÉ”, Débora Maria José da Costa sublinhou que a ideia de criação do referido centro surgiu na base da necessidade de contribuir para a redução da escassez de comidas de qualidade na Guiné-Bissau.

Aquela responsável considerou o momento de importante no que concerne a ampliação da demanda de qualidades no país.

“O referido centro tem por obrigação desenvolver uma educação emancipadora e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar do povo guineense, porque só com uma boa alimentação é que podemos ter uma vida saudável”, disse a Directora do Centro.

Débora da Costa apelou os estudantes da culinária no sentido de darem os seus máximos para alcançar os seus objectivos, uma vez que estão a ter privilégio de estudar no”melhor” Centro de Formação Profissional de Culinária do país.

Por sua vez, a Madrinha do Centro, “Opidjé” , Maria da Conceição Ramos Lopes louvou a iniciativa e apelou a sua Directora para oferecer mais, os pratos tradicionais, justificando que o produto da terra é importante e que a nova geração não o conhece.

“A higiene é sempre fundamental em qualquer que seja cozinha. Por isso, ao preparar refeições deve-se tomar tudo tipo de precaução, de modo a permitir com que a sua comida seja saborosa e que tenha a melhor qualidade possível”, aconselhou Conceição Ramos.

O representante dos Hotéis da capital, Mário Fernandes incentivou os estudantes do referido centro a serem confiantes nas suas aprendizagens, acrescentando que se a Guiné-Bissau desenvolver o turismo, pescas e a agricultura dependerá menos da comunidade internacional.

Mário Fernandes disse que, nos hotéis do país, a maioria dos chefes da cozinha são estrangeiros, porque o país carece de quadros nesse domínio.

Fernandes prometeu dar apoio ao centro “Opidjé” sempre que possível e prometeu igualmente ajudar os formandos nos estágios assim que terminarem os seus cursos.

A palavra “Opidjé” é um nome de origem Bijagós e significa cozinha ou cozinheiro. 

ANG/AALS/SG/Conosaba


Sem comentários:

Enviar um comentário