sexta-feira, 20 de maio de 2016

MANELINHO: “OS JOGADORES CHEGAM HOJE À BISSAU”

Manuel Irénio Nascimento Lopes (vulgo Manelinho)


O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (vulgo Manelinho) garantiu esta quinta-feira, 19 de Maio, que a comitiva dos jogadores selecionados para o embate com a seleção zambiana chegará ao país na tarde de hoje [20 de Maio] no voo da companhia lusa EuroAtlantic.

Manelinho deixou essa garantia que veio desscipar as dúvidas que pairava sobre a participação dos “Djurtus” no encontro frente ao “Chipolopolo” da Zâmbia previsto para o próximo dia 4 de Junho do ano em curso, marcado para palco da nossa independência – Estádio Nacional “24 de Setembro”.

“Os guineenses podem ficar tranquilos, os jogadores virão e vamos competir com a Zâmbia no dia 4 de Junho. Já está solucionada a vinda dos futebolistas selecionados, não há governo, mas há federação”, reiterou Manelinho à imprensa desportiva.

Solicitado a pronunciar-se sobre o número dos jogadores que chegarão amanhã ao solo pátrio de Amílcar Cabral para representar as cores nacionais, Manelinho deixou claro que aquelas são as competências do selecionador nacional, pronunciar-se relativamente à quantidade dos atletas convocados.

Instado a pronunciar-se sobre a informação que aponta a determinação dos jogadores em entrar no campo mediante o pagamento das dividas dos prémios de jogo referente a quatro partidas, o líder da FFGB considera os jogadores de soldados, afiançando que na qualidade de defensores da pátria, primeiramente devem fazer a defesa das cores nacionais para de seguida reivindicar seus direitos.

“Os jogadores sempre disseram que são tropas, o que está para defender é a Guiné-Bissau”, defendeu Manuel Irénio Nascimento Lopes.

Manelinho assegurou que em colaboração com todas as entidades envolvidas em volta da seleção nacional para o jogo com a Zâmbia trabalharão com base no amor, na união, harmonia e patriotismo para alcançar a tão almejada vitória.

Acrescentou que se a Guiné-Bissau ganhar o referido encontro e apurar-se para o CAN2017, o nosso país será respeitado e valorizado no panorama internacional do desporto-rei, particularmente no seio dos países que aparecem como habituais participantes daquela que é a maior competição africana de futebol.

O líder federativo não escondeu a sua confiança em ver “Os Djurtus” pela primeira vez numa fase final do CAN, considerando que a nossa seleção pode ocupar a vaga deixada pela já eliminada seleção nigeriana [na qualidade do participante habitual daquela prova africana].

“Quem sabe podemos entrar para o lugar da Nigéria, por isso, acredito que podemos tirar proveito positivo do encontro com a Zâmbia, porque os nossos rapazes estão muito determinados em arrancar uma vitória perante a seleção zambiana”, revelou Manelinho.

Questionado sobre como o Presidente da República, José Mário Vaz encarou a situação da seleção, Manuel Irénio Nascimento Lopes disse que o Chefe do Estado deu a sua palavra em garantir a vinda dos selecionados de mister Baciro Candé amanhã no voo comercial de EuroAtlantic.

Instado a pronunciar-se sobre se iria de uma forma mais confortável às eleições na FFGB se “Os Djurtus” vencerem ao “Chipolopolo” no decorrer da sua presidência, marcando um passo decisivo rumo ao CAN-2017, Manelinho que candidata a sua própria sucessão no cargo daquele organismo que rege o desporto-rei guineense afiançou na ocasião de que mesmo vencendo ou não as eleições na federação continuará a trabalhar para o bem do futebol da Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau lidera o grupo E de qualificação para o Campeonato Africano das Nações a realizar-se no Gabão em 2017, somando sete pontos em quatro jogos, mais um ponto que as seleções do Congo e Zâmbia. Os quenianos últimos do grupo com apenas um ponto arrecadado.

Por: Idjé da Costa/Elvis da Silva

ogologb/conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário