sexta-feira, 20 de maio de 2016

SENEGAL: PRESIDENTE MACKY SALL LANÇA UM CONVITE PARA UM DIÁLOGO NACIONAL A 28 DE MAIO

MACKY SALL, PRESIDENTE DO SENEGAL

Dakar - O presidente senegalês, Macky Sall, anunciou um "diálogo nacional a partir de 28 de Maio, as consultas sobre as “questões de interesse nacional” implicando o poder, actores políticos e a sociedade civil, indica um comunicado governamental difundido esta quinta-feira, noticiou a AFP.

O chefe de Estado evoca as consultas inclusivas sobre as questões exclusivamente de interesse nacional” no quadro do apelo ao diálogo nacional recentemente lançado, segundo esse comunicado publicado quarta-feira, no termo de mais uma sessão do Conselho de ministros.

O chefe de Estado pretende abrir a 28 de Maio esse diálogo “recebendo os actores da classe política, assim como da sociedade civil, do sector privado, das organizações de trabalhadores, as autoridades religiosas e costumeiras”. O conteúdo exacto das concertações não foi precisado.

O Partido democrático senegalês (PDS), a principal formação da oposição que dirigiu o Senegal de 200 à 2008, não foi ainda comunicado oficialmente sobre essas concertações e espera ser notificado nomeadamente sobre o seu conteúdo para tomar uma decisão, declarou nesta quinta-feira a imprensa o seu porta-voz, Babacar Gaye.

A oposição acusa o presidente Sall de não ter dialogado com a mesma desde a sa chegada ao poder.

Esse diálogo nacional é anunciado dois meses após o referendo constitucional de 20 de Março, cujo um dos principais pontos visava uma redução imediata do mandato presidencial de sete para cinco anos, em conformidade com uma promessa eleitoral do presidente Sall, eleito em Março de 2012. O "Sim" venceu com mais de 62 porcento dos votos. 

A revisão constitucional proposta pelo dirigente senegalês comportava, entre outras, a redução do mandato presidencial, 14 outros pontos dos quais o reforço dos direitos dos cidadãos e da oposição, assim com os poderes legislativo e judiciário.

portalangop/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário