terça-feira, 31 de maio de 2016

«PALUDISMO/PREVENÇÃO» GUINÉ-BISSAU: COORDENADOR DO PROGRAMA RECOMENDA USO DE TENDAS IMPREGNADAS



Bissau, 31 Maio 16 (ANG) – O Coordenador do Programa Nacional de Luta contra Paludismo(PNLP), do Ministério da Saúde Pública aconselha as populações em geral a usarem tendas impregnadas para se prevenir da contracção do paludismo.

Em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné(ANG), Paulo Djata disse que a chegada das chuvas aumenta os mosquitos causadores de paludismo e consequentemente o numero de pessoas infectadas pela doença.

Djata apontou os charcos junto às residências como centros de reprodução de mosquitos que causam a doença. Pede a eliminação de zonas com águas paradas, porque escondem “Anopheles Fêmeas infectados causadores do paludismo.

Por isso as pessoas devem sempre que possível fazer correr as águas paradas nos arredores das residências. É muito simples basta mudar a água antes de uma semana e sempre bem coberto o recipiente em que se encontra” aconselhou.

O coordenador do PNLP, salientou que o paludismo é uma doença muito grave sobretudo para as mulheres grávidas, e que pode causar o aborto, mal formação do bebé e parto pré-maturo.

Paulo Djata referiu ainda que a malária causa também enormes perdas económicas porque impossibilita os alunos e funcionários contaminados de produzirem durante um certo período, para além de gastos nas compras de medicamentos, entre outros prejuízos.

“Peço à todos a usarem as tendas sobretudo as impregnadas porque estes têm produtos que não deixem os mosquitos se aproximarem das redes. Fazendo isso não significa que a pessoa não pode vir a ser contaminado, mas é uma das melhores formas de prevenção contra o paludismo “ afirma Paulo Djata.

Paulo Djata avisou que a próxima campanha de distribuição de tendas impregnadas só terá lugar no próximo ano, 2017.

ANG/MSC/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário