Trata-se do primeiro encontro com a diáspora desde que assumiu as funções há sensivelmente dois meses, na sequência de aprovação pela plenária do Conselho de Ministros do Estatuto Geral do Emigrante.
A reunião centrou-se na recolha de informações sobre a situação dos emigrantes em França.
Na ocasião, os emigrantes participantes levantaram entre varios outros pontos: a falta de documentação, a forma como muitas das vezes são tratados nas Alfândegas e Aeroporto de Bissau no momento do regresso, a burocracia administrativa ou dificuldade de agendamento na Embaixada de Portugal em Bissau e o elevado custo de bilhetes de avião de Bissau para Europa e vice versa.
Outro ponto levantado pelos emigrantes era exigir a atribuição de Nacionalidade aos filhos dos emigrantes nascidos no país de acolhimento.
Em resposta aos pontos levantados, o Secretário de Estado das Comunidades, Senhor Cipriano Mendes Pereira e o Embaixador da Guiné-Bissau em França, Senhor Henrique Adriano da Silva comprometeram-se trabalhar em coordenação para fazer face aos pontos enumerados e prometeram em breve atenuar a questão documental que passa pela emissão urgente dos passaportes aos emigrantes interessados, no âmbito da dinámica implementada pela Sua Excelência Senhor Presidente da República General UMARO SISSOCO EMBALO e o Ministro dos Negócios Estrangeiro, Cooperação Internacional e das Comunidades Senhor CARLOS PINTO PEREIRA.
Para finalizar, Senhor Cipriano Mendes Pereira apresentou o Plano de Atividades da Secretaria de Estado das Comunidades para este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário