Nino Vieira a discursar na I Assembleia Nacional do PAIGC, em Madina de Boé. 23 a 24 de Setembro de 1973.
Bissau, 19 Set 23 (ANG) – O Presidente da Sub-Comissão Cerimonial e Protocolo da Assembleia Nacional Popular (ANP) confirmou hoje a realização da uma sessão parlamentar especial em Lugadjol (Madina de Boé) nos dias 23 e 24 de Setembro para assinalar os 50 anos da independência do país.
De acordo com o programa do evento denominado “Dia do Constituinte e do Estado da Guiné-Bissau”, entregue hoje a ANG, os dois dias do evento serão preenchidos com várias actividades, tanto cultural como académica, no local onde foi proclamada a independência da Guiné-Bissau, em 1973, sob o lema “Caminhos da Constituição de Boé para o mundo”.
Na sessão especial da ANP em Boé, será lido o texto da Proclamação do Estado da Guiné-Bissau,e feita a reprodução da intervenção do primeiro Presidente da ANP, João Bernardo Vieira-Nino e apresentada a mensagem, em vídeo, do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, que estará ausente da cerimónia por motivos de agenda de Estado.
Durante a sessão especial, no dia em que o país completa 50 anos da sua independência, os deputados irão aprovar uma Moção de Reconhecimento dos Deputados da 1ª Legislatura, uma distinção dos protagonistas do acto de 23/24 de Setembro de 1973, antes de um discurso do enceramento do Presidente da ANP, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC.
Na noite de 23, a orquestra Super Mama Djombo entra em ação para a festa de reanimação da localidade de Boé – palco da proclamação unilateral da idependência da Guiné-Bissau do jugo colonial, que ainda terá outras atividades comemorativas nomeadamente, filmes e palestras.
Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário