terça-feira, 1 de novembro de 2022

« Codó/ninqui-nancó la buoó!» Portugal apoia com cinco milhões de euros Orçamento da Guiné-Bissau


O Governo português vai apoiar com cinco milhões de euros o Orçamento de Estado da Guiné-Bissau, anunciou hoje a embaixada de Portugal em Bissau, numa nota divulgada na rede social Facebook.

Segundo a nota, o memorando foi assinado segunda-feira em Lisboa pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, pela vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

"Este apoio extraordinário de cinco milhões de euros foi concedido a pedido das autoridades guineenses, para fazer face ao agravamento da conjuntura económica e financeira internacional", refere a nota.

Explica também que o apoio visa reforçar a cooperação nas "áreas da educação e da saúde" e do fortalecimento da democracia, "designadamente através do apoio à realização de processos eleitorais".

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o parlamento em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, que, entretanto, deverão ser adiadas para maio a pedido do Governo.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário