Foi com muita emoção e responsabilidade que assumimos hoje à Presidência do Grupo dos Embaixadores da CEDEAO no Brasil , somos 10 Estados membros da CEDEAO acreditados no Brasil. ( no compot de geral de 15 membros da CEDEAO , sem contar com os Embaixadores não residentess) somos o maior grupo sub regional africano no Brasil.
Hoje na Residência oficial da Embaixada do Ghana no Brasíl decorreu a transferência do poder da Embaixadora da República do Ghana no Brasíl, SE Prof . Abena Pekua Busia para o Embaixador da Guiné - Bissau no Brasil- SE Mbala Alfredo Fernandes .
Momento impar decorrente da eleições histórica a 3 de Maio de 2022 do Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Conferência de Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO.
Na ocasião , agradecemos os trabalhos desenvolvidos pela Embaixadora do Ghana e dos pioneiros e fundadores do Grupo , Pedimos ajuda e colaboração dos Embaixadores membros do grupo“…no sentido de criarmos um grupo coeso, irmanados na solidariedade e na partilha de informação entre os Estados membros”. Registamos um gesto de solidariedade para com os Embaixadores de Burkina Fasso, do Mali, e da Guiné- Conakry pelo momento vivido nos seus países , desejamos que a transição constitucional decorra num ambiente pacifico.
De referir que o Grupo dos Embaixadores da CEDEAO no Brasil foi constituído em 2016, o nosso país é membro fundador , teve a cobertura diplomática e no memorando constituinte, consta assinatura da SE Ex - Embaixadora da Guine - Bissau no Brasil Senhora Dras. Maria Eugenia Pereira Saldanha.
Mais uma Missão em frente , que Deus nos abençoe.
Sem comentários:
Enviar um comentário