Os deputados catalães votaram esta tarde a favor da declaração unilateral da independência. Cantou-se o hino da Catalunha no parlamento regional. Milhares de pessoas festejam agora nas ruas
Os deputados catalães disseram esta tarde 'Sim' à declaração unilateral da independência da Catalunha e a separação de Espanha, numa votação sem a presença dos principais partidos que se opõem à proposta, que abandonaram a sala minutos antes.
O projeto de declaração unilateral de independência foi aprovado por 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco, num órgão composto por um total de 135 deputados.
“Sim. Ganhámos a liberdade para construir um novo país”, reagiu o vice-presidente da Generalitat, Oriol Junqueras, na sua conta do Twitter.
Junqueras voltou também a partilhar um tweet publicado na mesma rede social no dia da tomada de posse de Carles Puigdemont, a 10 de janeiro de 2016, com a seguinte frase, “Com humildade, firmeza e coragem começamos uma viagem através da história. Nós ganhámos a liberdade!”
Antes do início da votação, os deputados dos partidos mais importantes que defendem a continuação da união com Espanha, em minoria, abandonaram a assembleia, deixando algumas bandeiras de Espanha nos lugares que antes ocupavam.
A votação no parlamento catalão ocorreu antes de o Senado espanhol em Madrid, ainda esta tarde, aprovar a intervenção na Catalunha para restabelecer a "legalidade institucional".
Mais de 200 presidentes de câmara da Catalunha deslocaram-se esta sexta-feira ao parlamento regional para manifestar o seu apoio aos partidos separatistas que vão submeter a votação uma moção declarando formalmente a independência da região.
Liderados pelo presidente da Associação Catalã de Municípios e presidente da câmara de Premià de Mar, Miguel Buch, e pela presidente da Associação de Muncípios pela Independência e presidente da câmara de Vilanova i la Geltrú, Neus Lloveras, os autarcas celebraram um breve ato no auditório do parlamento, antes do início da sessão.
Buch afirmou que o dia desta sexta-feira representa um "ponto parágrafo" na história da Catalunha e sugeriu aos autarcas presentes fazerem mais tarde "uma performance" para mostrar o apoio à independência.
Lloveras destacou por seu turno o papel dos municípios, afirmando que "sem o mundo municipal, não se teria chegado onde se chegou hoje". Após as intervenções, os autarcas lançaram gritos de "independência".
Cerca de 12.000 pessoas, segundo a polícia, juntaram-se frente ao parlamento regional para acompanhar o plenário em direto pelos três écrans gigantes instalados no parque da Ciudadela.
Conosaba/expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário