O secretário executivo interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Sambú, entregou hoje ao Presidente guineense, José Mário Vaz, um calendário detalhado das etapas para a realização de eleições legislativas em 2018.
O responsável não quis adiantar a data em que a CNE prevê a realização de eleições, mas o representante da União Europeia em Bissau, Victor Madeira dos Santos, já apontou para o mês de abril ou maio, antes do período das chuvas.
José Sambú frisou apenas que a sua instituição já está a trabalhar com os parceiros da Guiné-Bissau para a obtenção de fundos para custear a realização das eleições, como tem acontecido em todos os processos eleitorais.
"Como sabemos as eleições na Guiné-Bissau são financiadas praticamente pela comunidade internacional, estamos a trabalhar", defendeu Pedro Sambú, lembrando que recentemente esteve no país uma equipa da divisão eleitoral das Nações Unidas.
O responsável disse que aguarda pela apreciação ao cronograma das atividades por parte do chefe de Estado antes da sua validação, mas para já há uma série de ações a serem executadas pela CNE, nomeadamente a incineração dos boletins de voto de 2014.
De seguida, será iniciada o processo de capacitação de agentes que vão participar no próximo processo eleitoral, para a partir de janeiro de 2018 dar início à atualização aos cadernos eleitorais.
Conosaba/Notabanca
Sem comentários:
Enviar um comentário