PRESIDENTE DA GÂMBIA, ADAMA BARROW EXONEROU O CHEFE DE ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS
Banjul - O chefe do estado-maior das Forças Armadas da da Gâmbia, o general Ousman Badjie, considerado um pilar do governo de Yahya Jammeh, foi exonerado pelo novo presidente Adama Barrow, anunciou hoje, segunda-feira, à AFP uma fonte militar em Banjul.
Para o cargo foi nomeado o general Massaneh Kinteh, substituindo o general Ousman Badjie que ocupava esse posto desde 2012, acrescentou esta fonte militar que solicitou o anonimato.
O general Badjie será transferido numa das representações gambianas no estrangeiro, mas mesmo assim, o antigo chefe do estado-maior espera ainda saber onde será colocado, disse a mesma fonte.
Nenhum comentário pode ser obtido a partir de fontes oficial sobre esta medida.
Antes da sua nomeação, o general Kinteh era conselheiro militar especial do presidente Barrow, função que lhe tinha sido confiada em Janeiro de 2017.
O novo chefe do estado-maior general regressa num cargo que já ocupou de 2009 a 2012. Ele tinha sido substituído como chefe do exército pelo general Ousman Badjie , depois nomeado embaixador em Cuba.
A 20 de Janeiro, o general Badjie tinha jurado fidelidade ao presidente Adama Barrow, depois de reiterar publicamente mais de uma vez a sua lealdade à Yahya Jammeh, que dirigiu durante 22 anos a Gâmbia.
Ousman Badjie era considerado um dos pilares do regime, que tem sido regularmente acusado pelas ONG e diplomatas de violações sistemáticas dos direitos humanos, acusações que Jammeh sempre rejeitou.
Reconhecido especialmente por seus talismãs no pescoço e nos pulsos, este oficial general tinha sido visto em Banjul dançar em público, no meio de uma multidão de apoiantes de Barrow, celebrando a sua vitória à presidência de 1 de Dezembro de 2016, eleição perdida por Yahya Jammeh.
Conosaba/angop
Sem comentários:
Enviar um comentário