Dionísio Cabi |
Bissau, 23 Fev 16 (ANG) - O Tribunal de Contas da Guiné-Bissau iniciou esta segunda-feira uma acção de capacitação dos responsáveis das instituições estatais com o domínio da gestão das contas publicas.
O seminário financiado pela União Europeia, terá a duração de cinco dias e nele serão abordados os temas que visam reforços das capacidades e noções básicas do Tribunal de Contas, Modalidades de Controlo, Prestações de Contas e Noção de Prestações de Contas.
Na cerimónia de abertura do seminário, o Presidente de Tribunal de Contas Dionísio Cabi disse que é incontestável a importância dos órgãos de controlo da coisa pública na salvaguarda de democracia e do próprio modelo do Estado Social principalmente nas épocas de crise como o que se verifica no momento.
Aquele responsável acrescentou que o referido seminário promoverá o trabalho de prestação de contas públicas na base de transparência.
“Os temas acima referidos inserem no trabalho do Tribunal de Contas que é de fiscalizar as contas do Estado nos diferentes serviços nomeadamente os serviços autónomos como administração local, empresas públicas e as entidades que utilizam fundos obtidos com as intervenções do governo”, explicou Dionísio Cabi.
Apelou aos formandos a aproveitarem do seminário de forma a poderem mudar certos procedimentos da prestação do serviço na administração pública.
Por sua vez, em representação do Embaixador da União Europeia no país, Chiara Gidete disse que o referido seminário servirá para melhorar a governação de modo a desenvolver a Guiné-Bissau.
Acrescentou que o curso foi destinado as pessoas afectas às diferentes instituições de controlo das receitas públicas de modo a fazer com que cada um, no seu sector, possa trabalhar pensando no bem da Guiné-Bissau e no próprio povo guineense.
ANG/AALS/ÂC/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário