sábado, 6 de dezembro de 2025

“Fernando Dias toma posse”, diz Fatumata Rachide



A Vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), liderado por Fernando Dias, Fatumata Rachide, sossegou, este sábado (06.12), aos guineense, através de um vídeo na sua página de Facebook, que estão bem seguros, embora lamenta a detenção dos colegas nas celas do Ministério do Interior.

Num vídeo de quatro minutos difundido esta manhã, a política exigiu, por outro lado, a libertação “incondicional” de detidos “injustamente”, avisando a Comissão Nacional das Eleições da Guiné-Bissau (CNE) das manobras “dilatórias” que demonstraram na conferência de imprensa.

“Queremos mandar as nossas vozes à Comissão Nacional das Eleições da Guiné-Bissau (CNE) das manobras dilatórias, que fizeram na conferência de imprensa, ao dizer que não têm as atas. Só um recado à CNE, mesmo não tendo as atas, mas todas as entidades têm as atas e todos os candidatos, também, têm”, avisou a Vice-presidente dos renovadores.

Fatumata Rachide considerou de “falsa” a tentativa de golpe de Estado, afirmando que não é golpe de Estado, porque quem venceu as eleições são “eles”.

“O povo expressou-se massivamente e o Fernando Dias é o vencedor do escrutínio,” explicou Rachide, entendendo ainda que “toda a gente sabe, todos os candidatos sabem e todos os observadores internacionais, também, sabem, porque têm as atas”.

De acordo com a dirigente “todos os corpos diplomáticos acreditados, aqui, no país, acompanharam essas eleições e sabem quem é o vencedor”.

Anunciou, ainda, que o Fernando Dias tomará posse, por isso, apelou aos guineenses a manterem-se calmos.

“Mantenham-se calmos, o Fernando Dias será empossado brevemente”, finalizou.

Mussa Dansó/CNEWS
Por CNEWS
06/12/2025

Sem comentários:

Enviar um comentário