quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

CAN’2025: EX-JOGADOR DE SÃO DOMINGOS BISA NA VITÓRIA DO SENEGAL SOBRE O BOTSWANA


O antigo jogador dos Tigres de São Domingos, da Guiné-Bissau, Nicolas Jackson, bisou hoje, 23 de dezembro, na vitória da seleção de futebol do Senegal sobre o Botswana por 3–0, em jogo do grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), que decorre em Marrocos.

Jackson, que mantém fortes ligações à Guiné-Bissau, assinou uma exibição de grande nível, criando enormes dificuldades à defesa adversária. Marcou aos 40 e aos 58 minutos, garantindo ao Senegal uma estreia vitoriosa e os primeiros três pontos na competição.

A seleção senegalesa contou ainda com mais dois jogadores com ligação à Guiné-Bissau: o guarda-redes Edouard Mendy e o defesa-central Antoiny Mendy, que entrou na segunda parte. Ao longo do encontro, o Senegal mostrou-se claramente superior ao Botswana, que revelou grande inexperiência.

O Senegal entrou melhor nos primeiros minutos, e apesar de alguma tentativa de reação do Botswana por volta da meia hora de jogo, a equipa comandada por Aliou Cissé manteve o controlo, com destaque para o médio Gana Gueye. Já perto do intervalo, Nicolas Jackson inaugurou o marcador, garantindo vantagem ao Senegal na primeira parte.

Na segunda metade, os senegaleses continuaram a dominar a posse de bola. Aos 58 minutos, Jackson voltou a brilhar numa jogada individual na área, ultrapassando dois adversários antes de marcar o segundo golo da equipa.

O Botswana fez várias alterações táticas, mas sem grande efeito, embora tenha criado algumas situações de potencial perigo. Nos minutos finais, o Senegal ampliou a vantagem com o golo de Cherif Ndiaye, aos 90 minutos.

Com este triunfo na jornada inaugural, o Senegal divide a liderança do grupo D com a República Democrática do Congo (RDC), ficando à frente devido à vantagem no número de golos marcados.

Antes deste jogo, às 15h00, a RDC venceu o Benim por 1–0, também em partida do grupo D.

As seleções do Benim e do Botswana, derrotadas na primeira jornada, permanecem sem pontos na tabela.

Os jogos do CAN 2025 prosseguem ainda hoje, com os encontros Nigéria vs. Tanzânia e Tunísia vs. Uganda, ambos referentes ao grupo C.

O torneio arrancou no último domingo com a vitória de Marrocos por 2–0 sobre as Ilhas Comores. Na segunda-feira, 22 de dezembro, registaram-se os seguintes resultados: Mali 1–1 Zâmbia, África do Sul 2–1 Angola e Egito 2–1 Zimbabwe.

Importa recordar que, mais uma vez, a competição não ocorre na data inicialmente prevista, após sucessivos adiamentos provocados por chuvas sazonais, pandemia, conflitos e até um surto de Ébola.

A introdução do Mundial de Clubes no novo formato alargado obrigou a Confederação Africana de Futebol (CAF) a reagendar o torneio, que deixou de poder ser disputado em junho (por coincidir com o Mundial) ou em janeiro/fevereiro (devido ao novo calendário da Liga dos Campeões).

Como solução, o CAN 2025 arrancou em dezembro e prolonga-se pelo Ano Novo, período em que a maioria das ligas europeias entra em pausa — exceto a Premier League, que mantém calendário intenso durante o período natalício.

Por: Alison Cabral
odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário