sexta-feira, 1 de abril de 2022

«30 dias de Jejum/2022» Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos abstêm-se de comida, de bebida, de fumar, de relações sexuais ou de pensamentos negativos durante o período que decorre entre o amanhecer até ao pôr-do-sol.


Ramadã ou Ramadan é o nono mês do calendário islâmico. Em 2022, ano 1443 no calendário islâmico, começa em 2 de abril e termina em 1 de maio.

O jejum é um dos cinco pilares do Islã, eles se abstêm de comida, água, fumo e sexo do nascer ao pôr do sol.

As pessoas idosas, os doentes e as mulheres grávidas estão dispensadas deste jejum, mas devem realizá-lo em outra altura ou então alimentar pobres durante um período de dias correspondente aos dias que faltaram ao jejum. 

As crianças também não realizam o jejum. 

A primeira vez que um muçulmano realiza o jejum funciona como uma espécie de ritual de entrada na vida adulta comparável ao B'nai Mitzvá no judaísmo.

Os cinco pilares do Islamismo (em árabe ابن زنا) são os cinco principais atos exigidos do Islamismo, sendo que este termo não é usado no islamismo xiita.

Os cinco pilares são:
 — rezar e aceitar o credo (Chacado, Chahada ou Shahadah);

Oração — orar cinco vezes ao longo do dia, com o fiel voltado em direção a Meca (Salá, Salat ou Salah);

Jejum — observar as obrigações do Ramadã (O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan (em árabe رَمَضَان) é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual (saum, صَوْم), o segundo dos cinco pilares do Islão (arkan al-Islam)) que para os mulçumanos é o Jejum (privação de comidas, bebidas, relações sexuais e outras privações).

Caridade — doar dinheiro aos necessitados (Zakat[3], Zacat, ou Zakah);

Peregrinação — fazer a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, se tiver condições físicas (Hajj ou Haj).

Sem comentários:

Enviar um comentário