segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Homenagem ao Senhor Dr. FERNANDO KA. Aniversário do seu falecimento - 10 de Dezembro 2015.

 

De passagem por Lisboa , não pude recusar o convite da Direção de AGUINENSO / Associação Guineense de Solidariedade Social, na pessoa do seu Presidente Dr. Edinilson dos Santos , para participar na conferência on-line, sobre “legado do Dr. Fernando Ka na defesa de direitos dos imigrantes em Portugal “

Trabalhei com Dr. Fernando Ka a nível associativo , quer na AGUNENSO ( como membro da Direção, depois como Presidente da Mesa de Assembleia Geral de 2003 a 2015 ) , enquanto dirigente associativo quer na Associação de Estudantes, bem como enquanto Presidente de Associação dos Guineenses Casa da Guiné - Bissau em Portugal .
Como Diplomata , - Responsável de Secção Consular, depois como Encarregado de Negócios em Lisboa, desenvolvemos muitos projectos em prol da nossa comunidade e a nossa pátria amada Guiné - Bissau .
Tópicos da minha comunicação :
Naturalmente falar do Fernando Ka , significa falar do movimento associativo imigrante em Portugal e em particular de percurso dos líderes associativos dos PALOPs com maior relevâncias aos de origem guineense.
A personalidade do Sr. Fernando Ka , remete - nos a uma breve história do processo migratório dos guineenses da Guiné/ Bissau para Portugal , o quê rigorosamente, podemos falar de uma comunidade imigrada a partir do 1 Ciclo migratório de 1980 -1992 - houve uma mudança exponencial dos naturais da Guiné - Bissau residente em Portugal , que passou de 1.126 para 3.163 mil guineense legais residentes …. Actualmente embora com as fontes estatísticas díspares , O SEF aponta para 19.680 , ( legais ) sem contar com os dados do INE, e dos Registo de Inscrição Consular na nossa Embaixada em Lisboa entre outras fintes estatísticas migratória.
Nos estendemos , por cálculos sociológicos, estima- se que estejam , “mas de dobro do número apontado pelo SEF dos guineenses residentes em Portugal“ , neste caso incluindo os ilegais e os que possuem “dupla nacionalidade”.
Fernando Ka foi Presidente da Aguinenso desde da data da sua fundação em Fevereiro de 1987 até 2015 , foi Deputado a Assembleia da República portuguesa . eleito pelo Partido Socialista PS , VI Legislatura de 1991-1995.
Teve papel fundamental na mudança de mentalidade e na criação de condição para melhoria das políticas públicas de migração em Portugal- Registamos “as bandeiras “ da sua luta em conjunto com os seus colegas dirigentes associativos.
1- Primeiro Processo de Regularização Extraordinária dos imigrantes 1992 -1996 - guineenses legalizados 6.877 e 5.308 (respetivamente)
2- Flexibilização da lei de Entrada e permanência dos Estrangeiros em Portugal;
3- Criação de Alto Comissariado para imigração e Minorias étnicas - ACIME - em 2002;
4 - No quadro de Habitação - no âmbito de Programa Especial de Realojamento- PER -quem não lembra dos Bairros Gato Preto , Concelho de Oeiras, das Marianas e fim de Mundo -Concelho de Cascais, Quinta de Mocho e Prior Velho Concelho de Loures ….
5 - Cesta básica as famílias desfavorecidas, através de cooperação com Banco Alimentar de Lisboa ,;
Em relação a Guiné - Bissau e a nossa Representação Diplomática em Lisboa .
Foi pelas mãos do falecido Embaixador Adelino Mao Queta , que o falecido Fernando Ka , entrou pelos meandros de uma colaboração entre a AGUINENSO E A EMBAIXADA. ( dito e reconhecido por ambos falecidos )
A partir de Aliança corajosa entre o Embaixador Mano Queta e o Dirigente Associativo Fernando Ka, que era considerado como “inimigo do poder político na Guiné - Bissau “ AGUINENSO começou a ser uma parte integrante na resolução dos problemas que afligiam a nossa comunidade a saber :
1- Assistência médica e medicamentosa aos doentes evacuados oriundos da Guiné - Bissau;
2- Integração e agilizarão de equivalência junto do Governo português e da Ordem dos Médicos dos Médicos Guineenses “ fugidos "do conflito armado de 1998 em Bissau.
3- Apoio pontual aos estudantes não bolseiros ;
4-Criação de ONG em prol de desenvolvimento regional ;
Ao Fernando Ka e a todos os dirigentes associativos e políticos que ergueram a AGUINESO , o meu especial reconhecimento.

Agradecimento à Direção da AGUINENSO , e ao Canal obulum on line, em especial ao seu Administrador , aos oradores -Dr. Ângelo Pereira - Vareador de Camara Municipal de Lisboa, Dr. João Tatis Sa - Médico cirurgião - Dra. Ana Correia - Técnica Social de AGUINENSO.

A todos os que colaboraram com Dr Fernando Ka e aos jovens dirigentes associativos , peço vos que trabalhemos para que a memória de luta do Dr. Fernando Ka e de muitos dirigentes associativos que ergueram a defesa da dignidade dos que escolheram Portugal para viverem , trabalharem e criarem condições para enviar mensalmente as remessa “ ganha pão de cada dia” para os seus familiares na Terra amada não seja esquecida.












Sem comentários:

Enviar um comentário