quarta-feira, 3 de novembro de 2021

FIÉIS CATÓLICOS DEPOSITAM COROAS DE FLORES NOS TÚMULOS DOS SEUS ENTES QUERIDOS NO CEMITÉRIO DE ANTULA


Os fiéis católicos celebraram esta terça-feira, 02 de novembro de 2021, o dia dos defuntos. No cemitério de Antula, em Bissau, a data ficou marcada pelas orações, cânticos e a deposição de coroas nos túmulos de entes queridos, durante o qual alguns não conseguiram conter as lágrimas.

Outro ambiente registado pelo repórter de O Democrata na porta que dá acesso ao cemitério é presença das forças de segurança que obrigavam as pessoas a usarem máscaras antes de entrar no cemitério e também agentes da Polícia Municipal que orientavam o estacionamento das viaturas no local.

Após uma visita a diferentes campas no interior do cemitério, ouvimos algumas pessoas nos túmulos dos seus entes queridos que, unanimamente, explicaram que a data de 02 de novembro é inesquecível porque cada familia homenagea os seus familiares falecidos e reza pelo repouso das suas almas, através da misericórdia de Deus. Sublinharam ainda que a presença no cemitério é sinal de reconhecimento e sentimento para com os seus entes queridos.

“Cada ser humano sabe que um dia vai morrer, mas, enquanto estiver vivo e na data como de hoje, é bom sempre depositar uma coroa de flores para o seu familiar, amigo e filho, rendendo assim uma justa homenagem” disseram.

Algumas pessoas foram impedidas pelas forças de segurança de acederem ao interior do cemitério por não usarem as máscaras faciais. Uma atitude condenada por alguns familiares entrevistados pelo repórter do semanário, justificando que o dia dos defuntos é uma data sentimental.

Desde o século XIII que os fiéis católicos celebram, oficialmente, 2 de novembro, como dia de defuntos ou mortos, um dia após a festa de todos os santos.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário