sábado, 6 de novembro de 2021

AUTORIDADE REGULADORA LANÇA PLATAFORMA DE CONTROLO DE TRÁFEGO E QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES

A Autoridade Reguladora Nacional (ARN) lançou esta sexta-feira, 5 de novembro de 2021, uma plataforma de controlo do tráfego gerado pelas redes das operadoras de telecomunicações bem como a monitorização da qualidade de serviços.

A plataforma, segundo o presidente do Conselho de Administração da ARN, João Frederico Gomes de Barros, vai permitir à entidade reguladora monitorizar as tarifas de diferentes serviços de telecomunicações fornecidos pelas operadoras móveis, fazer mapeamento das infraestruturas de telecomunicações a nível nacional e o melhoramento da recolha das receitas do Estado.

Ao presidir o ato, o ministro dos Transportes e Telecomunicações, Augusto Gomes, pediu a colaboração profícua de todos os atores que intervêm no setor das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em particular das operadoras móveis.

“A plataforma vai permitir que o executivo produza dados estatísticos fiáveis capazes de contribuir para a melhoria de políticas públicas no setor das TIC”, salientou.

Augusto Gomes disse que no seu discurso complementar improvisado que o mercado das telecomunicações “é livre na Guiné-Bissau”.

Apesar dessa abertura, o governante exortou que as operadoras têm a responsabilidade de cumprir as suas obrigações para com o Estado e a população.

“Todas merecem o apoio do Estado. Nenhuma operadora terá privilégio de ser protegida, todas devem gozar das mesmas condições e de privilégios”, assegurou e disse que o Estado deve auferir dos seus direitos decorrentes das taxas que cada operadora deve, para investir esses recursos nos setores sociais, nomeadamente, na educação, na saúde e nas infraestruturas.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário