quarta-feira, 7 de julho de 2021

Assembleia Parlamentar-CPLP: CINCO PAÍSES PRESENTES MAS ANGOLA, TIMOR E GUINÉ-EQUATORIAL VÃO PARTICIPAR VIA INTERNET

A Coordenadora da Comissão Organizadora da décima Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP – CPLP), Maria Odete Costa Semedo, anunciou a presença, em Bissau, das delegações parlamentares de cinco países, designadamente, do Brasil, de Cabo Verde, de Portugal e de Moçambique, para participarem na conferência que inicia amanhã, 7 de julho, sob o lema “Ambiente de Negócios e Desenvolvimento Sustentável aos países membros da CPLP no pós-Covid-19”.

A deputada da bancada parlamentar dos libertadores (PAIGC) que dirige a comissão, fez este anúncio esta terça-feira, 6 de julho de 2021, durante uma conferência de imprensa para falar dos preparativos do evento.

Odete Semedo disse que cinco dos oitos países que constituem a comunidade lusófona vão marcar presença física na conferência e que apenas os parlamentares de Angola, da Guiné-Equatorial e de Timor Leste não conseguirão estar em Bissau, contudo frisou que os participantes destes países vão marcar presença na conferência por via de um aplicativo internet (zoom).

Explicou que os parlamentares irão debruçar sobre a vida da comunidade, sobretudo no que concerne à questão da língua, cultura, ciência, educação e democracia nos Estados membros.

A deputada informou que na reunião serão debatidos temas sobre a biodiversidade da Guiné-Bissau que serão orados por técnicos do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP). Sublinhou a presença da rede das mulheres e juventude para discutir a questão da formação, ciência, língua e cultura, tendo assegurado que “haverá um bloco importante nesse evento que é a Comissão da Política, estratégia, legislação, cidadania circulação”.

Questionado sobre os resultados esperados dessa reunião, Semedo disse que poderão sair recomendações sobre a questão da mulher, violência e as contradições que existem entre o direito costumeiro e civil.

A presidente da Comissão Organizadora precisou que Moçambique estará representado por cinco delegados, entre eles deputados e técnicos, Portugal dez, São Tomé e Príncipe nove, Brasil três, Cabo Verde contará com doze delegados.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário