O ministro do Interior da Guiné-Bissau, Botche Candé, expulsou hoje das forças de segurança os três elementos envolvidos segunda-feira na tortura e humilhação de três jovens em Bafatá, no leste do país.
"Em conformidade com a nota de informação sobre o ocorrido na região de Bafatá, que culminou com uma prática desumana e cruel pelos agentes da Guarda Nacional contra cidadãos, o ministro de Estado, do Interior e da Ordem Pública decide expulsar os autores dessa prática bárbara", lê-se numa nota assinada pelo ministro Botche Candé.
Fonte da secretaria de Estado da Ordem Pública disse que "esta foi a primeira medida" e que a seguir vai ser ao nível dos superiores hierárquicos.
Na segunda-feira, três jovens de Bafatá foram humilhados e torturados por elementos das forças de segurança, por estarem a preparar um protesto contra a falta de energia elétrica naquela cidade guineense.
Várias organizações da sociedade civil guineense condenaram a atuação dos elementos das forças de segurança, que segundo o Conselho Nacional de Juventude, foi apoiada pelo comissário regional da Polícia de Ordem Pública.
Conosaba/lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário