Bissau, 08 Jun 21 (ANG) – O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau doou hoje um lote de materiais de prevenção contra coronavirus ao Partido Aficano da Indepência da Guuiné e Cabo-Verde (PAIGC).
O referido donativo é composto por 6.340 máscaras, sendo 6 mil máscaras faciais médicas cirúrgicas, 60 termometro infra-vermelhas para medir a temperatura e 10 ventiladores.
Falando no acto da entrega dos referidos materiais, o Secretário Nacional em Exercício dos libertadores, Adriano Ferreira salientou que o gesto se enquadra nas relações de amizade e cooperação com o povo chinês, e que já vem de longos anos
“Esta oferta mostra a preocupação da China em relação a luta do povo guineense contra a Covid-19 e vamos fazer o uso razoavél desta oferta para que chega as mãos dos que mais precisam , não só militantes do PAIGC, mas à toda a população nacional”, disse.
Aquele responsável do PAIGC acrescentou que agradece ao povo chinês por ter partilhado com o povo guineense os avanços científicos conseguidos no domínio da luta contra a pandemia.
Por sua vez, o Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, disse que o PAIGC e o Partido Comunista Chinés(PCC) têm feitos muitos intercâmbios e que este ano o PCC completou 100 anos de existência e recebeu uma carta de felicitação do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e um presente com caracteristicas guineenses, o que, segundo diplomata, demonstra um bom exemplo de relação de amizade entre os dois partidos.
Guo Ce frisou que há anos atrás, a China, em conjunto com os países africanos, adoptaram a iniciativa de parceria para o desenvolvimento da África, acrescentando que vai continuar a apoiar o desenvolvimeto dos países africanos.
“Nas nossas relações com os países africanos, não vamos impor quaisquer condições políticas para isso, e como representante da diplomacia chinesa na Guiné-Bissau pretendo continuar a manter a comunicação e intercâmbio com o partido de Cabral, e espero que este desempenha um grande papél no desenvolvimento do país”, disse.
O diplomata Chinês disse esperar que os materiais ajudem no combate à Covid-19 na Guiné-Bissau e informou que à pedido do Governo da Guiné-Bissau, o Governo Chinés vai doar vacinas contra Covid-19 ao país dentro de dois ou três meses.
Na segunda-feira,o Embaixador chinês em Bissau doou igualmente um lote de materiais de prevenção contra a Covid-19 e ventiladores ao Movimento para a Alternancia Democrática (Madem G-15)
Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário