Bissau, 17 Ago 20 (ANG) - O Supervisor da Auditoria do Tribunal de Contas(TC) afirmou que os gestores públicos violam constantemente as leis de enquadramento orçamental, contabilidade pública em termos de gestão, noticiou a rádio África FM.
Segundo esta estação emissora, Álvaro Óscar Pereira falava aos jornalistas esta segunda-feira no âmbito da entrega do relatório de auditoria à algumas entidades públicas nomeadamente a direcção geral do Hospital Nacional Simão Mendes e a empresa pública PETROGUIN.
Afirmou que muitas das vezes as instituições colocam pessoas que não têm domínio na área de Orçamento Geral de Estado(OGE) para exercer função de forma arbitrária.
Explicou que no trabalho feito pela equipa de Tribunal de Contas foram constatadas várias violações feitas pelas administração e direção das referidas empresas, pelo que convidam à todos a acompanharem a forma como se faz a gestão, para saber distinguir o que está certo ou errado.
Óscar Pereira revelou que a infração mais constatada é a financeira, em que os gestores fazem levantamentos avultados de dinheiro e depois não sabem justificar as taxas como aconteceu no Hospital Simão Mendes.
Disse que os infratores serão notificados para irem justica os desfalques das contas e despesas feitas para efeitos de eventual devolução do bem público.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário