sábado, 4 de maio de 2019

«OPINIÃO» GUINÉ-BISSAU - "A IMPORTÂNCIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS, SEM REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR" - DR. FILIPE SANHÁ


Ninguém, nem nenhum PARTIDO político entra para a vida política, sem ter ambições para atingir o patamar mais alto, ou seja conseguir representar os seus eleitores na CASA DA DEMOCRACIA (ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR).

No entanto, o voto popular só privilegia alguns nessa epopeia, cujos representantes tomam posse e acomodam-se nos lugares que lhes são destinados.

Todavia, sou de opinião que a DEMOCRACIA, não se esgota na representação parlamentar. Os partidos não eleitos, também têm um papel fulcral no aprofundamento e qualificação do vínculo democrático.

Ora vejamos, no caso das recentes eleições legislativas, na Guiné-Bissau, a 10 de Março de 2019, concorreram ao sufrágio, 21 partidos políticos, mas só 6 conseguiram fazer-se representar na nossa ANP.(Assembleia Nacional Popular) E os restantes 15?

Se fizermos as devidas contas, facilmente, concluímos que uma larga percentagem de GUINEENSES, também se revê em Partidos, fora do Hemiciclo Nacional.

É minha opinião que estes partidos podem e devem enobrecer e dar um conteúdo e tradução, muito valiosos à nossa vida democrática. Como?

Congregarem -se num FORUM POLÍTICO (ou outra estrutura com outro nome) contributivo para o aprofundamento do diálogo político de que o País tanto precisa. Esse forum, com a sua presença, com objectivos bem traçados e determinados, seria uma forma de pressionar os poderes instalados, no tangente ao cumprimento dos compromissos assumidos com TODOS OS GUINEENSES, sem excepção.

Algures, em Portugal, 2019.05.04

Sem comentários:

Enviar um comentário