terça-feira, 4 de dezembro de 2018

«VENDA DI 'DJAMBACATAM'» GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ELABORA NOVO PLANO ESTRATÉGICO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA

O governo através do ministério de Justiça em parceria com a comissão da CEDEAO promoveu esta terça-feira (4 de Dezembro) e com a duração de três dias um seminário de análise da implementação do novo plano operacional para o combate ao tráfico de drogas (2019-2013).

O seminário visa avaliar a capacidade nacional de resposta ao crime, desde a investigação a aplicação de lei penal assim como a concepção do novo plano operacional.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo ministro de justiça que na ocasião afirmou que problemática de crime organizado supera os limites fronteiriços, “ conhecendo a sua amplitude e seu impacto universal, pelos efeitos que sujeita aos estados, aos povos e aspirações de desenvolvimento”.

Para o ministro, “ o crime organizado constitui a nível mundial, uma ameaça a estabilidade política e institucional, ameaça ao desenvolvimento socioeconómico e a segurança interna dos estados”.

Por outro lado, pediu que o novo plano deve ter em conta as lições apreendidas em sede de implementação do antigo plano, os pontos fortes e as fraquezas institucionais.

A Guiné-Bissau tem sido particularmente visada pelos traficantes internacionais de droga devido a sua falta de recursos, o que fornece condições ideais para o tráfico ilícito em grande escala.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário