terça-feira, 4 de dezembro de 2018

«OPINIÃO» "COMO É QUE FUNCIONA O FRANCO CFA QUE USAMOS TODOS OS DIAS" - ALADJE MIDJAU

Vou falar sobre a moeda colonial, o que é o franco CfA e porque somos contra o seu uso? Franco CFA é a única moeda colonial que existe, pois é da origem NAZI. Na realidade antes da data oficial do FCFA, nos anos 1930 e 40 a França já tinha ideia de criar uma moeda para os Africanos que foi denominada de Fundo Contador Francês para Africa. Onde vendiam as suas Mercadorias mas nos consideravam como os Escravos. 

O Franco CFA foi criado por General de Gaulle no dia 25 Dezembro 1945 através do artigo 03 do decreto 45/01-36, com a publicação no texto do jornal oficial da França no Dia 26 Dezembro do mesmo ano, foi definido como Franco das Colonias Francesas da África, que consideramos de Anticonstitucional. Charles Gaulle é o pai do Franco CFA, isso quer dizer que, a moeda usada atualmente por 15 países Africanos é uma propriedade da França, porque é quem fabrica e controla. 

As notas são fabricadas na cidade de Chamalier e as moedas em Pessac , que não é nenhum dos Países Consumidores. Como funciona esta Moeda única na África, é que na África Central , de Oeste e nas Ilhas de Comores dos 15 Estados do Continente formam a zona franco, ou seja partilhamos a moeda comum que é o Franco CFA , estes Países estã o organizados em dois espaços Económicos e Monetários, União Econômica Monetária Oeste Africa

(UEMOA) com a Guiné-Bissau , Senegal , Togo , Mali , Burkina Faso , Benim ,Níger e Cote D’Ivoir . 

A comunidade dos Estados Monetários da África Central (CEMAC) que esta composto por Tchad, Republica Centro Africana, Camarões, Guine Equatorial, Gabon, e Republica de Congo incluindo Ilhas de Comores. Cada espaço tem o seu próprio Banco Central em Dakar por UEMOA, Iaundé para CEMAC e BCC , também com a sua própria Moeda .


Estes três Bancos não têm nenhuma existência Jurídica no mercado internacional de câ mbio, onde o destino dos Africanos sendo a França autorizado por lei a representar e defender. 



Porque no Conselho de Administração destes Bancos existem Franceses com o Direito de Veto e saber da situação Financeira. Então vamos ver como funciona o FCFA ou melhor o Franco da Cooperação Financeira da África. 1º. O Franco CFA é garantido em Euros desde 01 de Janeiro de 1999, 1 Euro é equivalente a 655. 957 Fcfa , esta taxa de câmbio é fixa quando a cotação do Euro aumenta, o de Fcfa também aumenta, quando a Moeda da União Europeia diminuir, o Fcfa diminui. 

Os países da zona não têm a possibilidade de valorizarem a sua própria moeda, o que está é vindo menos competitivo em exportação é por isso que vemos um limite na Soberania Nacional. A Moeda é meio politico Económico de Estado faz parte do elemento da soberania de um povo como se fosse a Bandeira da nossa Pátria amada e o Hino Nacional. 2º O principal espaço socioeconó mico dos Países da zona franco é muito diferente dos 15 Estados que têm um espaço climático de Norte a Sul muito húmido. 

A população é concentrada territorialmente na zona diversificada e a Floresta é muito boa. Os países mais populosos da zona Franco em 2017 são: Cote d’ Ivoir 24.3 M, Camarões 24 M, Ní ger 21.5 M em seguida Burkina

Faso com 19.2 M e por fim 10.5 para Mali. No total 158,6 M de Habitantes que vive neste espaço Monetário, o primeiro que constatamos com 13% de população Africana a zona produz 8% de Produto Interno Bruto ( P.I.B. ) do Continente . �Os Países da zona são especializados a Nível Mundial em produção e Venda da Matéria- prima Bruta não transformada em baixo valor agregado. Vamos iniciar com a agricultura e a cultura de exploração são

desenvolvidas em grandes quantias, o algodão que é cultivado em Senegal, Mali, Cote d’ Ivoir, Burkina Faso, Togo, Benim e também em Camarões e Tchad , o Cacao em plantação de Cote d’ Ivoir é primeiro produtor Mundial representa 64% no Mercado Mundial e no caso de Camarões grande produtor de Café, Óleo de Palma, Ananas e o Ní ger em Uraniam e a Guiné-Bissau quinto maior produtor de castanha de Caju etc. … Todas estas frutas Agrícolas representam grande riqueza nos Países da zona de 20 a 94% de receitas da Exportação. Outra coisa a voltar em exploração de Mina e Hidro Carbono, as Minas exploradas nas regiões encontrarmos o Ouro em Burkina Faso, Mali, e Cote d’i Ivoir, o Fosfato em Senegal e Togo o Centre Afrique domina a Diamante, enquanto o Petróleo Tchad e o Golfe da Guine representa 80% das receitas de exportação. Todas essas Matérias-primas são exploradas Brutas, vimos os três grandes portos de dimensão 

Internacional Senegal em Dakar, Cote d’ Ivoir em Abidjan e Camarõ es em Douala. Por cada 100 francos vendidos destes produtos a França recebe 50 francos (Metade) que ela manté m em seu Tesouro Público. A Guiné-Bissau aderiu a este mecanismo Franco CfA desde 26 de Novembro 1996 onde 1 Fcfa era = 65 pesos. A única vantagem que esta Moeda tem é que mais 100 Milhõ es Africanos dos 15 Estados pagam impostos através deste Mecanismo muito bom para tesouro Francês. �

A sua grande Desvantagem hoje tem mais 50.000 bilhões de Euro que passam noites e noites no tesouro público Francês que podia impulsionar o crescimento em nós. 

Por exemplo: Construir escolas, centros de saúde, fazer a perfuraç ão da água, construir estradas, ou fornecer fertilizantes e equipamentos agrícolas de baixo custo e muito mais, ainda continuamos a pagar o imposto colonial para a França, essa é a verdade. A França mantém esta soma sob falso pretexto de garantir a Moeda CfA, na realidade ela é financiada ainda acumula juros, emprestando esse Dinheiro, isso é a outra verdade. Através do uso do Franco CfA, a França é enriquecida todos os dias e os nossos países tornam-se mais pobres a cada dia. Nossos irmãos, nossas irmãs e nossos filhos não precisam mais morrer no mar. Com o fim de saque da África ele irá desenvolver e alimentar todos os seus filhos. O FCfA não pertence aos Africanos, pertence a França e a comunidade europeia, como por ex. colónias e ex. escravos. Por isso durante as propagandas eleitorais se os políticos vierem pedir votos perguntem-lhes o que acham do Franco cfa, se dizerem que é bom então não votem neles. Depois das Eleições vamos abandonar essa organização criminosa para melhor controlar a nossa Política Económica. Também não queime o nosso dinheiro, mas use na compra dos produtos dos nossos compatriotas para promover as nossas empresas locais e enriquecer o nosso país. Note bem desde 1996 pagamos impostos coloniais a França através deste Mecanismo. 

Quanto tempo mais devemos esperar para terminar com essa grande organização criminosa?Mais porque é que para um Guineense ter um valor equivalente a 1euro tem que trabalhar mais de 655.957 vezes? Onde esta a nossa Soberania ? 

Unidos Vencemos Todos Separados Perdemos Todos Somente a Luta que nos Liberta

Para que haja Liberdade alguém tem que ser responsabilizado.

Pátria ou Morte Vamos Superar . Apenas um opinião como Ativista Pan-�africano de Geração Consciente não ao Franco CFA e Defensor da Boa Governação .

ALADJE MIDJAU 










Sem comentários:

Enviar um comentário