sábado, 5 de novembro de 2016

FREIRAS FRANCISCANAS ABANDONAM NHOMA DEPOIS DE AMEAÇA DE MORTE

Freiras Franciscanas de Imaculada de Conceição decidiram abandonar, quinta – feira (03/10), a paróquia Nossa Senhora da Paz em Nhoma, norte do país, região de OIO, em consequência dos actos de vandalismo de que estão a ser vítimas por pessoas não identificadas
Os autores destes actos ameaçam, através de uma carta, violentar as irmãs caso estas não abandonarem a paróquia num prazo de quatro (04) semanas.
As irmãs foram apedrejadas na noite de sábado (29/10) por um individuo não identificado: No domingo a janela do armazém das irmãs foi violada e supostamente a mesma pessoa levou oito (08) sacos de cimento e vinte (20) litros de gasolina; mesmo com estes actos na última segunda-feira (31/10), pelas 20 horas de Bissau, supostamente o mesmo grupo vandalizou a viatura das irmãs quando estavam na oração.
Face a esta situação foram encerrados o posto de sanitário e jardim infantil das irmãs onde trabalhavam as irmãs.
Em jeito de solidariedade o liceu São Bernardino de Cena de Nhoma encerrou as suas portas. Para esta sexta-feira (04/11) uma reunião dos comités de tabanca de sector de Nhacra, com o objectivo de buscar uma solução conjunta para desencorajar estas práticas criminosas.
O pároco da Paróquia da Nossa Senhora da Paz de Nhoma, Frei Renato Ciumento, disse que a decisão das irmãs abandonarem o sector foi tomada depois de uma reunião com o responsável máximo da Igreja guineense.
“As irmãs vão continuar a trabalhar no bairro de Cuntum Madina, em Bissau, porque a sua superiora no México decidiu que não existe segurança suficiente para continuarem a trabalhar”, explica.
Entretanto, a administradora do sector de Nhacra, Maria Sábado Indela, exorta o ministro do interior no sentido de reforçar os efectivos policiais no sector para desencorajar estes actos de violência.
“Na Nhacra só temos quatro (04) efectivos e eles não podem fazer nada (tendo em conta o numero de violência registado). A missão católica precisa de segurança e, nós, estamos na Nhacra sem comissário policial”, revela.
Sobre o assunto, ouvido pela Rádio Sol Mansi (RSM), o ministro de Estado do interior, Botche Cande, promete ainda ontem, quinta-feira (03/10), usar “todos os mecanismos” para pôr cobro a esta situação, e, se for preciso irá recorrer aos militares no sentido de reforçarem as forças de segurança, para estancar actos de vandalismo que se verificam contra estas irmãs, na localidade de Nhoma…
“Temos que garantir segurança para que aquelas irmãs possam continuar os seus trabalhos. Porque, de facto, o que aquelas irmãs fazem para o povo guineense é louvável e se existir pessoas a violarem os direitos daquelas freiras o governo não irá admitir isso. Vamos abandonar o nosso gabinete e onde existir violência estaremos presentes e mesmo se for preciso com a intervenção do chefe das forças armadas. Vamos acabar com estes actos de violência no país, custe o que custar”, promete Botche Cande.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário