terça-feira, 4 de outubro de 2016

GOVERNO GUINEENSE PRETENDE CONSTRUIR UMA PRISÃO MODERNA EM BISSAU

UMA PRISÃO MODERNA
O Ministério da Justiça guineense, através da Direcção Geral dos Serviços Prisionais, fez apresentação, esta terça-feira, do ante-projecto da futura penitenciária de Bissau com a capacidade de 270 reclusos
Esta futura penitenciária de Bissau terá a divisão de 4 prisioneiros por cada sela, 128 masculinos maiores e 32 masculinos menores, 64 femininos maiores e 24 femininos menores e contará ainda com quarto individual da segurança e mais 11 celas para outros fins.

Durante a apresentação do projecto, o Ministro da Justiça, Luís Olundo Mendes, chama atenção ao director dos serviços prisionais no sentido de construir uma prisão moderna onde serão respeitados os direitos humanos.
“Pelo facto de uma pessoa ser condenada não significa que deixa de ser um ser humano. O prisioneiro merece um tratamento condigno”, afirma.
O Representante da União Africana no país, Ouvido Pequeno diz que até o próximo mês de Dezembro a União Africana pretende reabilitar centro de detenção da cidade de Bissau e no futuro participar neste ante-projecto.
“As pessoas vivem numa situação desumana e isso viola o princípio dos direitos humanos e é preciso que haja respeitos sobre esta matéria”, denúncia.
Os parceiros do Ministério da Justiça tomaram parte na apresentação deste ante projecto da futura penitenciária de Bissau, que ficará na zona de Antula, na cidade de Bissau, concretamente em N`dame Tete, e com a capacidade de 270 reclusos.
Lembramos que no mês passado, a RSM fez uma reportagem com o presidente do sindicato dos funcionários da Guarda Prisional que denuncia a “má condição” dos estabelecimentos prisionais do país, principalmente de Mansoa e de Bafatá, que segundo ele estão superlotados.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário