O Centro Cultural Português da Guiné-Bissau vai promover um curso de iniciação em corá, instrumento de cordas tradicional do Oeste de África, mas cada vez menos utilizado pelas novas gerações, explicou à Lusa fonte da organização.
A formação será dirigida por Demba Galissá, músico guineense e um dos artistas que lamenta "haver poucos jovens interessados em aprender" a tocar com "um dos símbolos da cultura guineense", referiu Fábio Sousa, representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Bissau.
O braço da corá, ao longo do qual se alinham as cordas, assenta numa caixa de ressonância feita de meia cabaça, revestida de couro.
O curso concilia o interesse em criar talentos entre os jovens e promover novas atividades no Centro Cultural Português.
As inscrições estão abertas para todos os interessados e vão decorrer durante a semana em data a definir consoante as inscrições.
O curso de iniciação poderá vir a ser complementado com uma formação avançada para os alunos que queiram aprofundar os conhecimentos em corá, acrescentou Fábio Sousa.
Além desta formação, o Centro Cultural Português em Bissau está a preparar um curso de Português para estrangeiros e "um conjunto de atividades dedicadas à dança e ao teatro" num calendário regular de iniciativas culturais.
O Centro Cultural Português de Bissau raramente foi palco de eventos culturais depois do golpe de Estado de 2012, após o qual Portugal restringiu relações com as autoridades guineenses, retomadas em pleno após as eleições do último ano.
Um novo conjunto de atividades abertas ao público tem sido promovido desde o final de 2014.
LFO // VM
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário