sábado, 25 de abril de 2015

CONFERÊNCIA EMPRESARIAL DA CPLP



Decorreu durante três dias, em Bissau, a Conferência Empresarial da CPLP. No passado, dia 23 de abril, sexta-feira, teve lugar a cerimónia de encerramento, que a convite da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços – CCIAS foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Sr. Domingos Simões Pereira.

O ato contou com a presença do Secretário do Estado do Plano e da Integração Regional, Sr. Degol Mendes; o pelouro dos Conselheiros do Primeiro-Ministro; corpo diplomático e uma vintena de empresários dos países da CPLP.

Usaram da palavra os Senhores: Fernando Lobato, Conselheiro do Presidente da Confederação Empresarial - CE da CPLP; Mário Costa, Presidente da União de Exportadores da CPLP; Salimo Abdula, Presidente CE-CPLP, Francisco Viana, Presidente da CE-PALOP e Braima Camara, Presidente da CCIAS.

O Chefe do Governo, que em nome da Guiné-Bissau, declarou o país como uma grande janela de oportunidades para toda a comunidade de língua portuguesa, lembrando que o país acabou de sair da mesa redonda, que agourou enormes sucessos inesperados, ultrapassando as promessas de 1,5 mil milhões de dólares divulgadas.

Sublinhou a importância do sector privado face ao desenvolvimento do país, o papel do Estado como definidor das estratégias, regulador dos mercados, para garantir a concorrência e promover a igualdades de oportunidades, o emprego, combater a pobreza, criar clima propicio ao investimento e a dinâmica que se espera da “parceira publica-privada” sendo “um imperativo para o nosso desenvolvimento.”

Fez apelo, dizendo que o sector privado para ser forte terá que ser unida, concluindo de que o “ao contribuir para satisfazer parte significativa das necessidades das populações é certamente um parceiro seguro e estratégico do Governo. Se é verdade que não é possível haver crescimento económico sem o investimento privado, não é menos certo que não é possível que haja investimento privado sem que o Estado crie as condições propícias para o efeito.”.

Bissau, 24 de abril de 2015

Carlos Vaz
/Conselheiro de Comunicação e Informação/













Sem comentários:

Enviar um comentário