sexta-feira, 24 de abril de 2015

«NHU PADRE FRANCISCO, KA AKUENTA, PABIA DI QUI "CUSA" SABI!» FRANCISCO JÁ NÃO QUER SER PADRE. APAIXONOU-SE




O bispo pediu-lhe que ficasse em período de reflexão para reconsiderar a decisão, Francisco Martins era pároco de Oliveira do Bairro desde 2011.


O padre Francisco Martins, que era pároco de Oliveira do Bairro desde 2011, decidiu abandonar o sacerdócio para constituir família com a mulher por quem se apaixonou. É um de cerca de 400 padres que abandonaram o ministério nos últimos anos, de acordo com dados da Associação Fraternitas, citados pelo Jornal de Notícias.

O padre Francisco comunicou a sua decisão ao bispo de Aveiro, D. António Monteiro, no dia 1 deste mês. O bispo pediu-lhe que ficasse em período de reflexão para reconsiderar a decisão.O Jornal de Notícias conta que Francisco Martins não quis reconsiderar, nem renovou os votos sacerdotais na Quinta-feira Santa juntamente com os outros padres da diocese.

Um membro da Comissão Fabriqueira da igreja de Oliveira do Bairro contou ao Jornal de Notícias que o padre informou os paroquianos de que ia deixar de exercer o ministério por ter intenções de constituir família. Segundo o JN, os membros da paróquia compreenderam.

Francisco tem 43 anos e foi ordenado aos 25 na Sé de Aveiro. Mais de 400 padres já abandonaram o sacerdócio nos últimos anos, de acordo com a Associação Fraternitas, que apoia os padres que foram dispensados do ministério. Para casarem pela igreja, os padres que tenham abandonado as funções têm que ter uma dispensa papal das obrigações sacerdotais e e do celibato. A obtenção dessa dispensa pode ser um processo lento.

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário