terça-feira, 21 de abril de 2015

«AUDIÊNCIA PRESIDENCIAL» "COMUNIDADE INTERNACIONAL ACOMPANHA NOVOS TEMPOS DA GUINÉ-BISSAU", DIZ MIGUEL TROVOADA


Bissau, 21 Mar 15 (ANG) – O representante especial do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau afirmou que a Comunidade Internacional vê com optimismo o novo tempo que se está a viver no país.

Miguel Trovoada que falava hoje à imprensa à saída de uma audiência com o Presidente da República disse que o exemplo dessa observação da Comunidade Internacional foi a resposta dada em Bruxelas, num sinal de apoio claro e inequívoco, visto que as novas autoridades da Guiné-Bissau estão a virar a página do passado.

“Estão determinados em fazer desaparecer essa imagem do instabilidade permanente recorrente para uma imagem de um Estado realmente estável preparado para se inserir no concerto das nações. Um Estado em que a população já deu provas da sua determinação em romper com o passado negro e construir, com o apoio da Comunidade Internacional, um futuro melhor para o país “disse Miguel Trovoada

Questionado sobre o que o país pode esperar das promessas saídas de Bruxelas, o representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau disse que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a União Europeia e o Governo guineense estiveram muito envolvidos na preparação da mesa redonda e espera que haja maximização dos esforços e de recursos seja ela natural, financeira e humanos para o bem da nação guineense.

Miguel Trovoada disse que o encontro com o Presidente da República pode ser considerado de rotina porque nas suas funções tem previsto contactos periódicos com os representantes da soberania e a começar obviamente pelo primeiro magistrado da nação.

“Depois de Mesa Redonda entendo por bem vir agradecer ao Presidente José Mário Vaz, mais uma vez, pela sua presença em Bruxelas que teve impacto muito grande na Comunidade Internacional, e para ver quais são os próximos passos que devem ser dados.

Informei ao Presidente da Republica que as Nações Unidas continuam disponíveis para contribuir para que haja um clima de estabilidade e entendimento no país “disse Miguel Trovoada.

Disse que foi nesta perspectiva que foram contactados pela Assembleia Nacional Popular para um apoio ao diálogo nacional para a reconciliação. Adiantou que responderam satisfatoriamente e aguardam os termos de referência do documento para ver como podem intervir “informou a concluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário