Bissau, 22 Abr 15 (ANG) – O Secretário de Estado da Cooperação de Portugal ira, em breve, visitar a Guiné-Bissau para abordar com as autoridades nacionais questões ligadas ao plano indicativo e estratégico de cooperação entre os dois países.
A informação foi dada terça-feira à imprensa pelo Primeiro-ministro (PM), momentos após a sua chegada de visita privada de duas semanas à Portugal e Espanha.
Domingos Simões Pereira disse que ao longo da sua estada em Lisboa manteve encontro com o presidente da República Portuguesa e o seu homólogo português, nos quais abordaram as acções ligadas a cooperação entre Bissau e Lisboa.
Simões Pereira explicou ter apresentado a Pedro Passos Coelho as avaliações do resultado da mesa redonda de Bruxelas, tendo salientado que a realização dos projectos apresentados pela Guiné-Bissau, depende muito do cumprimento das promessas recolhidas naquele certame.
Por isso, disse que o país conta com os parceiros mais próximos ou seja os mais sensibilizados com situação da Guiné-Bissau para permitir com que as estruturas competentes estejam equipados com instrumentos para executar as actividades necessárias.
“Para outros, a realização da mesa redonda era um o fim e nós enquanto governo temos que vê-lo como um início de trabalhos”, resumiu Domingos Pereira.
O chefe do governo revelou que algumas entidades privadas e potências parceiros europeus teriam manifestado interesse em intervir nos sectores como educação, depois de terem sido explicados sobre o conteúdo do documento estratégico para o desenvolvimento nacional.
Além do encontro com a comunidade guineense residente em Portugal, o chefe do executivo disse ter reunido ainda com algumas instituições desportivas espanhola e portuguesa, as quais formulou pedido de cooperação nesta área.
Sem comentários:
Enviar um comentário