domingo, 15 de março de 2026

FFGB ENTREGA TRÊS AUTOCARROS ÀS SELEÇÕES E DOIS CAMPOS SINTÉTICOS NO INTERIOR DO PAÍS

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) concluiu mais uma fase de importantes investimentos no futebol nacional. Durante o mandato do atual presidente, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caito Teixeira), a instituição disponibilizou três (3) autocarros destinados às seleções nacionais (de base, feminina e principal) e construiu dois campos sintéticos estratégicos no interior do país: o Estádio Saco Vaz, na região de Cacheu (Canchungo), e o Estádio Rei Pelé, na região de Bafatá.
Além disso, a FFGB assegurou um terreno com mais de sete hectares no setor de Nhacra, onde será construído o futuro centro técnico da federação, um projeto estruturante para a formação e o desenvolvimento do futebol no país.
Os feitos alcançados demonstram o espírito inovador e o compromisso da atual direção com o progresso do futebol guineense em toda a sua dimensão. As ações concentram-se em quatro pilares fundamentais: infraestrutura, formação, modernização das competições e fortalecimento institucional e financeiro, garantindo, assim, condições essenciais para todos os intervenientes da modalidade.
Determinado a impulsionar o futebol nacional, o presidente Caito Teixeira liderou a idealização de grandes projetos em parceria com os técnicos internos da federação. As prioridades foram apresentadas ao parceiro internacional FIFA, que financiou a aquisição dos autocarros, a construção dos campos sintéticos e a compra do espaço destinado ao centro técnico em Nhacra.
Um dos marcos mais simbólicos desta gestão foi a retoma dos jogos do campeonato nacional no período noturno. Em Bissau, após mais de trinta (30) anos sem condições adequadas de iluminação, o Estádio Lino Correia voltou a receber partidas à noite. Pela primeira vez na história, o futebol passou também a ser disputado no período noturno no interior do país, nos estádios Saco Vaz (Canchungo) e Rei Pelé (Bafatá).
Preocupada com a qualidade e a segurança das infraestruturas, a FFGB promoveu a reabilitação e o reequipamento do Estádio Lino Correia. Paralelamente, foram criadas condições para a plena funcionalidade da Liga Guineense dos Clubes de Futebol e das associações desportivas filiadas.
No domínio da formação, a FFGB tem priorizado a capacitação dos agentes do futebol nas mais diversas áreas, como forma de impulsionar a qualidade do futebol nacional. A estas ações somam-se os apoios financeiros e materiais concedidos aos clubes para a execução das suas atividades.
O Presidente Carlos Alberto Mendes Teixeira reitera o seu total compromisso com o futebol enquanto instrumento de coesão social, capaz de estimular valores essenciais como o respeito mútuo, o trabalho em equipa, a disciplina e o diálogo.


















Sem comentários:

Enviar um comentário