Setembro Vitorioso – Celebração da Independência da Guiné-Bissau
Em setembro, a Casa da Cultura da Guiné-Bissau (CCGB) celebra os 52 anos de independência da Guiné-Bissau, evocando a memória da luta, a força da consciência coletiva e a vitalidade da cultura guineense. Dois momentos especiais em Lisboa marcam este Setembro Vitorioso, onde história, música, literatura e cinema encontram-se para reafirmar que uma nação independente é também uma cultura viva.
24 de Setembro – Dia da Independência da Guiné-Bissau
Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho | 18h00 | Entrada Livre
No dia em que recordamos a proclamação da independência, celebramos também o pensamento de Amílcar Cabral com a apresentação do livro Amílcar Cabral: Um Nacionalista e Pan-Africanista Revolucionário, de Peter Karibe Mendy (reedição em português pela AEGUI - Associação de Escritores da Guiné-Bissau).
A programação inclui música, poesia e reflexão:
- 18h00 – Netos de Bandim
- 18h30 – Apresentação do livro com Tony Tcheka e Víctor Barros
- 19h45 – Performance de Sani Dubois
Ciclo de Cinema – Imagens da Guiné-Bissau: Memória, Consciência e Futuro
Um ciclo com curadoria de Onésio Soda e Welket Bungué, que reúne obras fundamentais do cinema guineense e africano. Mais do que exibições, cada sessão será seguida de um momento de conversa com convidados especiais, de forma a promover uma reflexão sobre o passado, o presente e os caminhos futuros da Guiné-Bissau.
Uma Nação Independente é também uma Cultura Viva.
Este é o tempo de lembrar, celebrar e projetar o futuro. A CCGB convida todos e todas a juntar-se a nós nesta jornada de memória e esperança.
Participe, celebre e partilhe o nosso Setembro Vitorioso!


Sem comentários:
Enviar um comentário