domingo, 14 de setembro de 2025

Política: Presidente da República garante que Domingos Simões Pereira pode regressar ao país "sem nenhum problema".


Umaro Sissoco Embaló, de regresso de uma visita a França onde recebeu um prémio da Interpol, diz querer o líder do PAIGC como adversário nas presidenciais para "derrotá-lo".

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou este Domingo (14.09) que Domingos Simões Pereira pode regressar ao país “sem nenhum problema”, por ser cidadão guineense. As declarações foram feitas no regresso de uma visita a França, onde recebeu um prémio da Interpol.

Em tom de desafio e ironia, o chefe de Estado cessante comentou a possível volta do líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ao cenário político nacional, afirmando: “Quero Domingos Simões Pereira nas eleições presidenciais para que eu possa derrotá‑lo”.

Embaló aproveitou a ocasião para deixar um aviso, sublinhando que qualquer candidato que perder as eleições deverá aceitar o resultado das urnas, sem contestação. “Não haverá contestação dos resultados das eleições”, afirmou, insistindo que a ordem estabelecida pelo sufrágio deve ser respeitada.

O Presidente da República dedicou o prémio recebido da Interpol, em França, ao povo guineense e a todos os africanos, elogiando ainda a recepção que lhe foi dedicada pela diáspora guineense durante a sua visita.

Domingos Simões Pereira, ex-primeiro-ministro e líder do PAIGC, tem estado a residir no exterior, num contexto político marcado por tensões e expectativas sobre a sua candidatura às próximas eleições presidenciais.
Por Bacar Camará
14 setembro 2025, 17:44
//radiodjumbai.com/noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário