domingo, 7 de setembro de 2025

Na passada sexta-feira (dia 5), na Marinha Nacional da Guiné-Bissau, realizou-se a cerimónia de entrega de diplomas que assinalou a conclusão do 3.º Curso de Patrão de Lanchas e Botes, promovido entre abril e setembro de 2025.

 O curso permitiu a formação de 16 profissionais guineenses – 12 da Marinha Nacional, 2 da Guarda Nacional/Brigada Costeira e 2 do Instituto Marítimo e Portuário –, e foi coordenado pela 4.ª Equipa de Fuzileiros Portugueses da Unidade de Meios de Desembarque, destacada na Guiné-Bissau desde março passado.

Com este ciclo, já são 41 militares guineenses capacitados por Portugal nos cursos de Patrão de Lancha e Bote desde 2023, o que evidencia a aposta contínua na formação, no profissionalismo e na resiliência dos quadros navais guineenses. Esta colaboração contribui diretamente para o reforço da segurança marítima, a proteção dos recursos naturais, o combate às ameaças transnacionais e a promoção do desenvolvimento sustentável, tanto a nível nacional como na sub-região do Golfo da Guiné.
🇵🇹🤝🇬🇼
Os esforços conjuntos de Portugal e da Guiné-Bissau, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, tornam possível esta ação estratégica e continuada, em prol do fortalecimento das capacidades humanas e institucionais das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário