O curso permitiu a formação de 16 profissionais guineenses – 12 da Marinha Nacional, 2 da Guarda Nacional/Brigada Costeira e 2 do Instituto Marítimo e Portuário –, e foi coordenado pela 4.ª Equipa de Fuzileiros Portugueses da Unidade de Meios de Desembarque, destacada na Guiné-Bissau desde março passado.
Com este ciclo, já são 41 militares guineenses capacitados por Portugal nos cursos de Patrão de Lancha e Bote desde 2023, o que evidencia a aposta contínua na formação, no profissionalismo e na resiliência dos quadros navais guineenses. Esta colaboração contribui diretamente para o reforço da segurança marítima, a proteção dos recursos naturais, o combate às ameaças transnacionais e a promoção do desenvolvimento sustentável, tanto a nível nacional como na sub-região do Golfo da Guiné.
Os esforços conjuntos de Portugal e da Guiné-Bissau, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, tornam possível esta ação estratégica e continuada, em prol do fortalecimento das capacidades humanas e institucionais das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Sem comentários:
Enviar um comentário