domingo, 18 de maio de 2025

Portugal: 25,56% dos eleitores portugueses votaram até às 12:00



Até ao meio dia deste domingo, 18 de Maio, 25,56 % dos eleitores portugueses votarem nas eleições legislativas antecipadas. Os líderes dos partidos com assento parlamentar votaram todos da parte da manhã, apelando aos portugueses para manifestaram o que querem para o país nas urnas. LUSA - ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Até ao meio dia deste domingo, 18 de Maio, 25,56 % dos eleitores portugueses votarem nas eleições legislativas antecipadas. Os líderes dos partidos com assento parlamentar votaram todos da parte da manhã, apelando aos portugueses para manifestaram o que querem para o país nas urnas.

Mais de 25% dos eleitores portugueses, convocados para votarem nas eleições legislativas antecipadas, foram votar até às 12 horas de Portugal. De acordo com as sondagens, a afluência, com valores muito idênticos aos registados nas eleições anteriores, pode indicar que ao final do dia, quando se encerrarem as assembleias de voto, a abstenção se venham a revelar semelhante à verificada no acto eleitoral anterior, que foi de 40,16%.

Os líderes dos partidos com assento parlamentar votaram todos da parte da manhã. Todos partilharam a mesma mensagem de apelo ao voto, instando os eleitores a manifestarem nas urnas o que querem para o país.

Ao microfone da RFI, alguns eleitores, que pediram para não ser identificados, reconheceram que na luta contra a abstenção o comportamento dos políticos tem de ser exímio. “Eles, políticos, têm que nos mostrar, a nós, que eles são pessoas retas. Temos direito de exercer o direito de voto, vamos fazê-lo, e quem lá está, está-nos a representar. O que eu espero é honestidade e ética".

A questão do local de voto também foi abordada "deixarem-nos votar mais perto. Porque nem toda a gente, onde vive, tem a área de residência e depois têm que se deslocar para muito longe para ir votar. Acontecia muito com os meus avós e, inclusive, com a minha mãe. Portanto, acho que isso devia mudar um pouco e podermos nos deslocar a qualquer sítio para podermos votar", reconheceu outra eleitora.

A eleição deste domingo, que vai escolher o novo primeiro-ministro e definir os 230 deputados da Assembleia da República está a decorrer com normalidade. Os portugueses têm até às 19h00 para escolherem entre as 21 forças políticas que concorrem nestas legislativas antecipadas. Devido à diferença horária com os Açores, os primeiros resultados começarão a ser conhecidos a partir das 20h00 de Lisboa.

Por: Luís Guita/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário