sábado, 15 de junho de 2024

África do Sul: presidente Cyril Ramaphosa reeleito com governo de coligação



O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa presta juramento ao Parlamento, depois de assinar um acordo de coligação com o AD, em Cape Town a 14 de Junho de 2024. AFP - WIKUS DE WET

Depois de ter chegado a um acordo de coligação inédito com o principal partido da oposição, a Aliança Democrática, Cyril Ramaphosa, líder do ANC, foi reeleito presidente da República da África do Sul.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, foi reeleito a 14 de Junho para um segundo mandato pelo novo Parlamento, depois de o seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), ter alcançado um acordo de coligação inédito com o opositor Aliança Democrática (DA).

Ramaphosa obteve 283 votos, muito à frente do outro candidato de esquerda Julius Malema do partido de esquerda radical EFF com 44 votos. O chefe de Estado assinalou um "dia histórico na vida do país", juntando-se às palavras do novo aliado, o líder do partido liberal de centro-direita, John Steenhuisen, que também falou num "dia histórico" e afirmou ser o "começo de um novo capítulo de construção e de cooperação”.

O emblemático partido ANC, líder da luta contra o apartheid levada a cabo por Nelson Mandela, e que governou com maioria absoluta desde 1994, foi o mais votado nas eleições de 29 de Maio, mas perdeu a maioria absoluta e teve que negociar uma coligação.

Com 159 dos 400 deputados, o ANC permanece maioritário, partilhando o poder com os 87 deputados da Aliança Democrática, e os 17 deputados do partido nacionalista zoulou Inkhata.

O MK, o novo partido do ex-presidente acusado de corrupção, Jacob Zuma, terceira força política do país, com 58 deputados, recusou qualquer negociação com o ANC.

A investidura de Cyril Ramaphosa, 71 anos, deverá ocorrer esta quarta-feira em Pretoria, segundo fontes governamentais citadas pela agência France-Presse.

Por: RFI com AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário