terça-feira, 25 de junho de 2024

NUNO NABIAN TERÁ RECEBIDO UM MILHÃO E QUINHENTOS EUROS PARA APOIAR SISSOCO EMBALÓ


Os dirigentes Inconformados do Partido da Renovação Social (PRS) acusaram esta segunda-feira, 24 de junho de 2024, o antigo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, de ter recebido um milhão e quinhentos euros para apoiar a candidatura de Umaro Sissoco Embaló na segunda volta das eleições presidenciais de 2019, bem como de ter recebido, a título pessoal, nas legislativas, 100 milhões de francos CFA, através da antiga ministra dos Negócios Estrangeiros.

A denúncia veio de Augusto Poquena, em reação às declarações de Nuno Gomes Nabiam proferidas na reunião do Conselho Nacional do PRS, no passado sábado.

Segundo Poquena, o líder da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau não tem moral para dar lições políticas aos dirigentes inconformados, porque ”criou um partido para fingir participar nas eleições para depois negociar com as pessoas que chegassem à segunda volta”.

“Nuno Gomes Nabian recebeu 20 milhões de francos CFA no Palácio da República quando ia cumprir o ritual de fanado. Como teve a ousadia de continuar a dizer que há pessoas que vão ao Palácio para pedir apoio para lutar contra o PRS, quando é uma das pessoas que mais frequenta aquela instituição”, denunciou.

Por seu lado, um dos membros dos inconformados, Roberto Metcha, realçou o fato de o Fernando Dias ter aceite aquilo que era uma das exigências dos inconformados, a realização do congresso extraordinário do partido.

“Estou, finalmente, do lado da direção de Fernando Dias. Na reunião, decidiram marcar a realização do congresso extraordinário perto da data que nós, os inconformados, tínhamos marcado. Talvez seja apenas uma provocação”, disse.

Roberto Metcha afirmou que Fernando Dias da Costa terá confessado que recebeu do Presidente da República 300 milhões de francos CFA, primeira tranche, e depois mais de 100 milhões de francos CFA, através de um dirigente do partido, cujo nome não revelou.

“Cabe aos órgãos internos do partido investigar quem foram os gestores deste dinheiro e como foi utilizado”, desafiou.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário