A seleção nacional de futebol feminina da Guiné-Bissau Sub-20 apurou-se hoje para a segunda eliminatória de fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo da categoria, que se realizará em 2024, num país a indicar pela FIFA.
Em jogo da segunda mão disputado no Estádio 24 de Setembro em Bissau, na presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Ndira Cabral Embalo, a Guiné-Bissau venceu a sua congénere do Togo por 3 – 0, qualificando-se para a fase seguinte:
As Djurtus foram uma equipa superior durante 90 minutos, perante uma fraca assistência dos adeptos nas bancadas do único recinto com condições para receber jogos internacionais.
A Guiné-Bissau abriu o marcador aos 29 minutos do desafio, resultado que levou para o intervalo da primeira parte.
No segundo tempo, a seleção do Togo melhorou bastante na partida, mas não conseguiu equilibrar a partida, uma vez que a Guiné-Bissau continuava a ter o controlo da posse de bola.
A seleção adversária tentou por diversas vezes criar lances de perigo na base contrária, mas a defesa estava coesa e imperial, bloqueando as investidas do Togo.
Na parte final do desafio, a Guiné-Bissau conseguiu fazer mais dois golos na partida, confirmando a superioridade perante uma seleção que não esteve na partida.
A jovem avançada, Mirna Correia, que entrou na segunda parte, foi a autora dos últimos dois golos da Guiné-Bissau, aos 85 e 90+4 minutos do desafio.
Em dois jogos da primeira eliminatória da fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de sub-20, a Guiné-Bissau marcou 6 golos e sofreu apenas um.
No primeiro jogo, no Togo, no passado dia 03 de setembro, a seleção nacional venceu por 3 a 1 e agora, em jogo da segunda mão venceu por 3 a 0, mostrando a sua superioridade perante ao adversário.
O país, que participa pela primeira vez nesta fase de qualificação para o Campeonato do Mundo da categoria feminina, conseguiu a sua qualificação para próxima eliminatória.
Ouvido pela secção desportiva do Jornal O Democrata, a nova ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Ndira Cabral, disse estar satisfeita com o apuramento da seleção feminina e prometeu o apoio do executivo às miúdas.
Com este resultado, a Guiné-Bissau vai agora aguardar o sorteio da Confederação Africana de Futebol (CAF) para conhecer a seleção adversária da segunda eliminatória da fase de qualificação.
Nos últimos anos, a seleção feminina tem participado em várias competições para elevar o nível das jogadoras em competições internacionais e o selecionador Romão dos Santos prometeu enfrentar esse desafio.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário