A Empresa de Telecomunicações Orange Bissau procedeu esta sexta-feira, 07 de abril de 2023, ao lançamento de teste da rede da quinta geração (5G) na Guiné-Bissau. A cerimónia serviu igualmente para anunciar a criação da Fundação da Orange, no quadro da responsabilidade social da empresa.
Dirigindo-se aos presentes, o presidente do Conselho de Administração da Orange Bissau, Sekou Drame, informou que atualmente 52 por cento dos seus clientes beneficiam do serviço da rede de 4G e que 91 por cento usam o serviço da 3G. Contudo, alertou que é preciso preparar-se para as exigências futuras dos seus clientes, “o que justifica este ato de testes que estamos a fazer”.
“Os investimentos importantes em tecnologias muito avançadas como a 5G e o lançamento oficial das atividades da Fundação Orange Bissau constituem um engajamento do Grupo Sonatel e da Orange para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau” notou,
Em representação do ministro dos Transportes e Comunicações, Osvaldo Coró Nanque explicou que o governo guineense identificou os setores das tecnologias de informação e telecomunicações como um dos motores para o desenvolvimento económico, como também realça a infraestruturação do setor como uma forma de potencializar o almejado desenvolvimento.
“O governo, através do ministério dos Transportes e Comunicações, definiu uma série de reformas no setor das tecnologias de informação e comunicação que traduzem na execução com vista a criar as infraestruturas de bases e condições para que a internet chegue a cada cidadão guineense e estabelecer as bases necessárias para a afirmação de economia digital” contou, adiantando que o projeto cabo submarino que agora está ligado a autoestrada internacional de comunicações aumentará a largura de banda larga de comunicações, frisando que certamente repercutirá na implementação da rede 5G.
Para o diretor-geral da Empresa Orange Bissau, Brutus Sadou Diakite, a rede de 5G vai transformar completamente a maneira de trabalhar e de viver dos utentes.
“A Orange Bissau foi o primeiro operador no país a lançar em primeira mão a tecnologia 3G e 4G. Hoje são cerca de 500 mil clientes que utilizam diariamente a rede de internet móvel da Orange, mas isso foi possível graças aos grandes investimentos realizados desde 2021 e que representam mais de 17 mil milhões de FCFA” disse, avançando que a empresa que dirige continua a fazer história com o lançamento do primeiro teste de 5G na Guiné-Bissau.
Refira-se que a Orange procedeu também à inauguração de uma nova agência comercial SmartStore, que a empresa diz ser um novo conceito na experiência cliente, no quadro da digitalização.
Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Na Ritche
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário