O antigo ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Malam Sambu, foi ouvido, esta sexta-feira (21), pela Polícia Judiciária (PJ), no âmbito da administração danosa.
Segundo uma fonte da Rádio Sol Mansi (RSM) junto da PJ, a polícia está a realizar uma investigação no ministério das Pescas para sustentar a tese de suposta administração danosa nesta instituição do Estado.
Malam Sambu, militante do Partido da Renovação Social, exercia a função de ministro das Pescas desde março de 2020 até à data da sua exoneração pelo presidente da república, Umaro Sissoco Embaló. Sambu, engenheiro electrotécnico formado na China.
De acordo com a mesma fonte da RSM, o director administrativo-financeiro (DAF) do ministério das Pescas, Herculano Incada, vai ser ouvido no mesmo processo onde foi ouvido o antigo governante.
A Polícia Judiciária deteve, no passado dia 6 de Maio, o antigo ministro da Saúde, António Deuna, no âmbito de dois processos ligados ao desaparecimento de dinheiro público e de venda ilegal de medicamentos.
O antigo responsável pela pasta da Saúde está com termo de identidade e residência.
Nos últimos tempos a PJ tem vindo a desencadear audições, buscas e detenções nos diferentes ministérios e instituições públicas do país como forma de desencorajar a corrupção, administração danosa, má gestão das coisas públicas.
A RSM sabe ainda que, esta tarde, a PJ ouviu o director-geral do Instituto Nacional Segurança Social (INSS), Samuel Dinis Manuel, no âmbito de denúncias de corrupção.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/Rádio Sol Mansi
Sem comentários:
Enviar um comentário