sábado, 7 de abril de 2018

«ESPAÇO DE REFLEXÃO E PARTILHA DE INFORMAÇÕES» » GUINÉ-BISSAU: PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA

No âmbito do cumprimento do ciclo de reflexão com diferentes classes que compõem a nossa sociedade, o Projeto Univerdade Aberta (PUA) proporcionou um espaço de reflexão e de partilha de informações com a classe dos sociólogos sobre assuntos que corroem a nossa vivência. 
No primeiro painel estiveram como oradores: 

=>Dr. Miguel de Barros, com o tema "Desgovernação do Estado e as suas implicações na saciedade" 

=>Dra. Cadija Mané, com o tema "Reflexão sobre o desequilíbrio do gênero e os seus reflexos na sociedade" No segundo painel estiveram como operadores: =>Dr. Dautarim M. Costa, com o tema "Educação e os seus impactos sociais" 

=>Dr. António Spencer Embaló, com o tema "Família e a sociedade" O djumbai contou com a participação de várias individualidades. Em termos lacónico vou trazer os pontos de destaques de cada intervenção, não obstante serem abordagens extensivos. Na sua explanação, Miguel de Barros enalteceu que é "errado" pensar que "um facto social pode explicar todos os acontecimentos sociais" no sentido de dizer que devemos relativizar os factos e ainda saber relacionar as possibilidades. 

Cadija Mané enfantizou que o trabalho doméstico, casamento precoce e o assédio sexual são questões que agravam a desigualdade de gênero. Demonstrou que, para falar do gênero devemos desconstruir o conceito de gênero que temos. Isto é, vê-lo do ponto de vista da igualdade. 

Dautarim Costa começou por fazer alguns questionários que posteriormente respondeu:"educação para quê? Educação para quem? Prosseguiu com apresentação de vários atributos que compõem um sistema educativo. Ou seja para que estejassemos perante um sistema educativo ele deve ser: regular, previsível, funcional, transformador, reprodutivo,estruturante e equitativo. 

Concluiu que ao nosso Estado faltou muitos destes atributos e por isso, não se pode falar na existência de um sistema educativo no nosso Estado. Spercer avançou com um conceito de família que espelha a realidade guineense "Família na Guiné i suma bobra, buta sumial li sina padi ita lastra". Portanto, entre várias abordagens e respostas das questões que foram colocadas aos oradores, pode-se dizer que conseguiram corresponder as expetativas dos presentes. De referir que no final dos ciclos de DJUMBAI o PUA disponibilizará um documento com abordagem de diferentes sensibilidades que compõem a nossa sociedade. PUA "Educação Moral e Princípios Éticos" 

Bxo. 06/04/018
Ussoy













Sem comentários:

Enviar um comentário