quarta-feira, 11 de abril de 2018

ANAG RESPONSABILIZA ESTADO GUINEENSE PELO POSSÍVEL FRACASSO DA PRESENTE CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU


A Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG), ameaça responsabilizar o estado da Guine Bissau a comprar toda a castanha de caju dos agricultores no preço de 1000 francos fixado pelo presidente da República.

As ameaças foram proferidas por Jaime Bowles Gomes, durante uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira (11 de Abril) em Bissau na sede da Associação Nacional de Agricultores da Guiné-Bissau.

Jaime Bowles Gomes avança ainda que já concertaram com as direcções nacionais para um bom censo a volta do processo de campanha de caju, e se a situação permanecer até dia 20 do corrente, a organização poderá convocar o que consideram de parlamento nacional de caju para decidir sobre o assunto.

«Por causa da situação de caju, concertamos as direcções nacionais de caju e pedimos para terem bom senso a volta das questões buscando a solução imediatamente. Vamos dar um prazo daqui à 20 ou mais se não tem solução vamos convocar aquilo que consideramos parlamento nacional de caju onde vão poder participar os de regiões para discutir em Bissau e decidir a situação», tendo adiantado que “mas se não houver condições, a única coisa que vamos fazer é atribuir a responsabilidade a estado, pedindo para comprar todas as castanhas do país no preço de 1000 francos”.

Caso a situação não evoluir Jaime Gomes, aponta como uma das soluções que presidente da República recue do seu negócio a fim de tirar a castanha não mão dos produtores

«Vamos responsabilizar o estado para comprar as castanhas no preço do presidente e exportá-las ou procurar por um bom comprador pata tirar as castanhas junto do produtor»

Pediu ao presidente da Republica a recuar com o preço da castanha de caju mais rapidamente possível tendo em conta a época chuvosa que se avizinha.

Jaime Bowles Gomes sublinhou ainda que há interesse político nesta campanha.

Por: Bíbia Marisa Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário